+DestaquesEm destaque hoje

60 dias de gestão e Colombo fica entre os 4 municípios que mais emprega no Paraná

No mês de fevereiro, 192 pessoas foram empregadas através da agência do trabalhador de Colombo. Os dados colocam a cidade entre as 4 agências do trabalhador que mais empregam no Estado

Nesta quarta-feira (03), a Agência do Trabalhador de Guaraituba recebeu dados oficiais do governo estadual, referente a colocação e reconhecimento do município como destaque entre as agências do Estado e dos municípios da região metropolitana de Curitiba.

A referência é do mês de fevereiro, disse o gerente da Agência do Trabalhador Posto Guaraituba, André Luís dos Santos. “Para um início de gestão frente ao município, os dados fortalecem e trazem visibilidade e diferencial a cidade de Colombo. Sabemos da situação atual do país com a pandemia e a crise que muitas famílias enfrentam, por isso é muito importante destacarmos a colocação no mercado de trabalho que a população conquistou no mês de fevereiro”.

População será atendida apenas mediante agendamento.

Para o prefeito Helder Lazarotto, esse avanço é uma ação conjunta da gestão com a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho. “Estamos em constante contato com empresas e parcerias para a cidade de Colombo. Queremos trazer novos negócios e oportunidades de emprego para nossos munícipes, para desenvolver e movimentar a economia de Colombo”.

Segundo o secretário, Plínio Toniolo Schmidt, ver Colombo crescer e ganhar reconhecimento, irá trazer muitas novas oportunidades a todos. “Os empresários de fora vão se aproximar da cidade, ofertando ou realizando parcerias com o nosso município. Já temos muitas iniciativas e parcerias que estão se estabelecendo, como a disponibilização de cursos gratuitos de formação e qualificação profissional gratuitos, através do SEBRAE, SENAC e SESI”.

Os cursos divulgados nos meses de fevereiro e março, de acordo com o secretário, são uma possibilidade da população ter novas oportunidades de trabalho e adquirir experiências em novos segmentos.

Ranking Paraná

Agência do Trabalhador do Guaraituba atende de segunda a sexta das 8h -12h e das 13h – 17h.

O Estado do Paraná lidera o ranking nacional de empregados. Os dados foram emitidos pela Secretaria de Políticas Públicas de Emprego do Ministério da Economia, ficando à frente dos estados do Ceará, São Paulo e Distrito Federal.

Das cidades da região metropolitana de Curitiba, Colombo está à frente de Pinhais e São José dos Pinhais, com um número expressivo de pessoas empregadas no mês de fevereiro. Do ranking estadual, o município de Colombo está entre as 4 agências que mais empregou no último mês, destacando com isso um avanço para cidade mesmo em período de crise, em decorrência da pandemia da Covid-19.

Atendimentos Agência do Trabalhador

Todos os dias a agência do trabalhador atende em média 150 pessoas, que procuram o local para solicitação de seguro desemprego, atualização cadastral do currículo e encaminhamento de vagas.

Semanalmente são divulgadas as segundas-feiras as vagas disponíveis na agência do trabalhador para a população, os interessados podem realizar o cadastro e concorrer às vagas apenas de maneira presencial diretamente na agência.

Devido a situação epidemiológica e os decretos municipais publicados no final de fevereiro e início de março, a agência do trabalhador do Guaraituba mantém os atendimentos, por se enquadrarem em serviços essenciais, mas com restrições. A população somente é atendida mediante agendamento através dos telefones: 3666-6066 / 3666-4150 / 3666-3697 ou pelo e-mail: agcolombo@sejuf.pr.gov.br, com horário de atendimento das 08:00 às 12:00 – 13:00 às 17:00 de segunda a sexta.

Após o agendamento, deverá se deslocar até a agência no dia e horário determinado, com os seguintes documentos: comprovante de endereço, RG, CPF, grau de instrução e experiência profissional. Os candidatos também podem disponibilizar um currículo físico para anexar ou encaminhar as vagas que estão disponíveis no sistema.

Localização e deslocamento

Para quem reside na região do Maracanã, Guaraituba ou imediações poderá se deslocar pelos alimentadores do bairro até o terminal do Guaraituba, chegando à agência do trabalhador do Guaraituba do lado esquerdo da Estrada da Ribeira – BR 476, N° 4567 – Loja 1B – Ao lado do Banco Itaú.

Fotos: Daiana Nodari