A estruturação e conquistas do Esporte Colombense nos primeiros 100 dias

Nos primeiros 100 dias da gestão, o Departamento de Esportes da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude cuidou da organização interna e se preparou para que no período pós-pandemia ou ainda, com a flexibilização das medidas sanitárias, possa voltar com toda energia para cumprir seu papel de desenvolver o esporte, de participação, rendimento e o esporte educacional para toda população.

Diversos programas estão sendo desenvolvidos e atenderão todas as faixas etárias. O projeto Movimenta Colombo + Saúde e Bem Estar tem o objetivo de promover o exercício físico e combater o sedentarismo, tendo a atividade física como forma de prevenção e tratamento de doenças crônicas. É um trabalho integrado entre as unidades de saúde, os núcleos de saúde e bem-estar, contando com o trabalho de diversos profissionais. Entre eles, educadores físicos, médicos, fisioterapeutas, psicólogos e nutricionistas.

Neste projeto, serão desenvolvidas as seguintes ações como as caminhadas orientadas nas principais vias da cidade, com avaliação física e acompanhamento durante a realização da atividade; corrida de rua nos bairros; ginástica funcional nos núcleos de saúde e bem-estar (Ginásios); pedal, oferecendo orientações e acompanhamento para a prática segura da modalidade; lazer e recreação nos Bairros; ginástica e atividades de Lazer para a Melhor Idade; informações diárias através de postagens nas redes sociais com informações sobre atividades físicas, alimentação e cuidados essenciais.

Através do Departamento de Esportes, várias outras atividades foram preparadas e estão prontas para movimentar fortemente o setor envolvendo todas as faixas etárias, promovendo um estilo de vida saudável; Corrida Kids; Colombo Aventura, com atividades de aventura e natureza; Jogos de Aventura e Natureza em parceria com o departamento de Turismo e a Superintendência de Esportes do Paraná; Programa Adote um Espaço Público, para recuperar e manter as praças esportivas através ações conjuntas da Prefeitura com a iniciativa privada; Núcleo de Iniciação Esportiva para estimular a prática de esporte e atividade física nos ginásios e espaços públicos municipais.

O setor atuará fortemente nas atividades do Núcleo de Iniciação e Rendimento do Atletismo (ProEsporte), nas diversas modalidades do atletismo, com treinamentos na iniciação e rendimento. Além da promoção de eventos de mini atletismo nas escolas.

O Colombo Academy Futebol vai promover a prática da modalidade de futebol para crianças e adolescentes de ambos os sexos com a criação dos núcleos de iniciação, criação de um núcleo de rendimento e a capacitação de professores e estagiários.

No projeto Lazer nos Bairros a população colombense ser atendida com jogos e brincadeiras em ruas e parques da cidade (Rua do Lazer), participando de ações do projeto Prefeitura nos Bairros.

Durante os primeiros meses de trabalho a equipe se dedicou à estruturação das políticas públicas para o esporte em Colombo, Destaques para as seguintes ações: adesão ao projeto Paraná Mais Esportes; adesão ao Projeto Pedala Paraná; elaboração do projeto Geral da Semec; visitas técnicas a diversos municípios; montagem calendário anual; readequação dos projetos das canchas e mini arenas municipais; participação na copa do Brasil de

Marcha Atlética; abertura do processo de licitação para compras de materiais esportivos; contrato com as federações: futsal, atletismo e ciclismo e as avaliações dos pedidos de Bolsa Atleta.