Abuso e Exploração Sexual Infantil: atenção aos sinais e onde buscar ajuda em Colombo

Alertar sobre os sinais de abuso e violência sexual contra crianças e adolescentes. É com esse objetivo que a Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Assistência Social promove diversas ações para orientar a população

Nesta quinta-feira, 18 de maio, aconteceu o Fórum de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil e alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, no Auditório da Regional Maracanã. Os dados sobre o tema assustam toda população. Em 2022, a Assistência Social de Colombo atendeu 321 casos.

“São crianças e adolescentes acolhidas por algum tipo de abuso ou negligência, e o que mais nos preocupa são aqueles casos que não chegam até nós. Pois, assim que ficamos sabendo acolhemos, rompemos o ciclo, cuidamos e encaminhamos para família extensa ou se necessário encaminhamos para adoção. Quando a gente discute essa temática nós entendemos que todos nós somos agentes da rede de proteção. Na nossa família, no nosso ambiente de trabalho ou na rua identificar e ficar atentos aos sinais de violência ”, enfatiza a secretária da pasta e primeira-dama, Elis Lazarotto.

Atualmente, o município conta com seis redes que abrangem todas as regiões, e seis CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) que trabalham diariamente para acompanhar as situações de violência. Bimestralmente também são realizados encontros da rede macro para fortalecer esse processo de proteção das crianças e adolescentes do município.

Conheça os principais sinais de violência e abuso:

• Hematomas e fraturas constantes

• Uso de roupas compridas, mesmo no calor, para esconder machucados

• Queimaduras de repetição

• Cobrir o rosto com as mãos quando adulto fala mais firme

• Mudanças bruscas de comportamento: criança se torna mais agressiva ou quieta e triste

• Mudanças no padrão de alimentação ou sono: passaram a comer e dormir muito mais ou muito menos

• Regressão de comportamento: voltar a usar fraldas, fazer xixi na cama, crises de choro

• Atrasos no desenvolvimento

• Comportamento sexualizado, inadequado para a idade

• Demonstrar medo de algum parente ou adulto próximo à família

Sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

No Espírito Santo, a menina Araceli Cabrera Sánchez Crespo, de apenas oito anos de idade, foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada – em 18 de maio de 1973. Após vários dias desaparecida, foi encontrado o corpo desfigurado e em avançado estado de decomposição, próximo a uma mata. Diante disso, o caso da Araceli, desde o ano 2000, serve de marco para alertar a sociedade sobre a violência contra as crianças. E, o 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Vale ressaltar que o fato completa 50 anos sem que ninguém fosse punido.

As denúncias podem ser feitas:

Disque Denúncia:
100 ou 180

Conselho Tutelar São Gabriel:

Conselho Tutelar Maracanã: