Em destaque hoje

Agosto Dourado: mês de incentivo ao aleitamento materno

Setor de nutrição da Secretaria de Educação desenvolve material didático sobre o tema

Agosto é o mês de incentivo ao aleitamento materno e, por conta disso, o setor de nutrição da Secretaria de Educação, realizou uma série de materiais educativos sobre amamentação para pais e alunos da rede municipal de ensino de Colombo.

“O mês do Aleitamento Materno no Brasil foi instituído pela Lei n° 13435/2017 que determina que, no decorrer do mês de agosto sejam intensificadas as ações intersetoriais de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno”, explica as nutricionistas do Departamento de Alimentação Escolar, Ilanna Mirela e Yasmin Costa.

O material visa levar informações sobre a importância do aleitamento materno e os benefícios à saúde da criança. Além de proteger contra infecções, previne doenças e favorece o desenvolvimento físico, mental e emocional.

Já para a mulher pode ocorrer a redução no desenvolvimento de câncer de mama, ovário e útero e diabetes tipo 2. E ainda promove o vínculo afetivo entre mãe e criança e é econômico.

De acordo com as nutricionistas do Departamento de Alimentação Escolar, o informativo visa promover e fortalecer a prática para a população. “Com o aleitamento materno os bebês adoecem menos, evitando gastos desnecessários para a família e o SUS, maior potencial de inteligência” explica a nutricionista.

Sobre o aleitamento materno

O aleitamento materno exclusivo, até os seis meses de vida, sem a necessidade de ofertar água, chás e outras bebidas. E pode ser complementado a partir dos seis meses até os dois anos ou mais, com a oferta de alimentos saudáveis, como arroz, feijão, carnes e ovos, frutas, legumes e verduras.

Pular para o conteúdo