Alimentação Escolar: normativa que proíbe o uso de açúcar nos alimentos para os alunos da rede municipal é colocada em prática no município de Colombo

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), lançou no início da pandemia Covid-19 a Resolução nº 6/2020, que atualiza as normas para a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Para garantir um cardápio saudável aos alunos de todas as etapas da educação básica pública, o normativo aumentou a oferta de alimentos naturais e restringiu produtos processados.

Para colocar em prática, a resolução, a Prefeitura Municipal de Colombo por meio do Departamento de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação, desenvolveu uma cartilha com novas receitas sem adição de açúcar para substituir as receitas do cardápio da rede municipal de ensino.

O Departamento destaca que uma das exigências da resolução é zero açúcar para o preparo de alimentos para os alunos da faixa etária de 0 a 3 anos. Para os maiores de 3 anos, poderão ter duas preparações doces no mês que inclui alimentos regionais como: canjica, arroz doce e sagu.

A Secretaria da Educação tem acompanhado e orientado as unidades escolares diariamente através das visitas técnicas dos profissionais de Nutrição, sendo esse processo gradativo, com o objetivo de fazer a reeducação alimentar dos alunos das Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil.

Lembrando que a legislação é para todo o território nacional e que o seu não cumprimento pode comprometer o recurso que os Estados e municípios recebem.

O novo cardápio já está sendo desenvolvido nas instituições de ensino da rede municipal, com as substituições exigidas, para o cumprimento da normativa neste ano letivo de 2023.