Assistência Social promove ações ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescente

Fórum de discussão e formação para Combate da Violência Sexual Infantil está entre as principais ações da Campanha Maio Laranja, em Colombo

A Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Assistência Social promoverá diversas ações em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado em 18 de maio. “A Campanha Maio Laranja – 2023 – faz parte do Plano de Ação da Rede de Proteção que tem como principal objetivo a organização das atividades inerentes ao funcionamento, ações e serviços da Rede em âmbito municipal”, ressaltou a secretária da pasta e primeira-dama, Elis Lazarotto.

O mês de maio é nacionalmente conhecido como Maio Laranja e para fortalecer o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, Colombo aderiu à data. E, durante todo o mês de maio – promoverá ações e políticas públicas para o enfrentamento das diversas expressões de violência sexual contra crianças e adolescentes e garantias de direitos – no município de Colombo.

Confira o programação:
17, 19 e 24 de maio: ECA – Educação Municipal

Explanação com os alunos da Educação Municipal sobre o ECA e os direitos da
criança e adolescente, além da educação sexual de acordo com a faixa etária conforme previstas na lei 11.525/07 junto ao Conselho Tutelar.

18 de maio: Fórum de discussão e formação para Combate da Violência Sexual Infantil.

Manhã: haverá um palestrante especializado no tema, CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Conselho Tutelar e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). E a formação de agentes da rede que visa esclarecer o tema “Maio Laranja”, além de debater as formas de abordagem frente a situações de suspeita ou identificação de violência , o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a escuta especializada e os encaminhamentos e instrumentais necessários.

Tarde: será destinado ao debate e à construção coletiva da Lei Municipal da Escuta Especializada.

29/05: Formação Educação Municipal

Tarde: Os agentes da rede da Secretaria de Educação esclarecem sobre o tema, as formas de abordagem frente a situações de suspeita ou identificação de violência, o ECA a escuta especializada e os encaminhamentos necessários no viés pedagógico da educação.

Cine Debate – Educação Estadual

Os alunos de escolas estaduais terão acesso à produção cinematográfica, através do “Cine Debate”. Haverá a exibição de filmes, documentários ou vídeos que abordem temas ligados à temática do Maio Laranja. Com o intuito de sensibilizar, além de prevenir contra a violência sexual infanti.

Sobre a data

O dia 18 foi instituído pela Lei Federal 9970/00 como o Dia Nacional de Combate a essa grave violação de direitos, data alusiva à morte da menina Araceli, violentada e morta aos 8 anos de idade. Neste ano, a Campanha Nacional – comemora o 22° de mobilização.