Colombo discute o fortalecimento da cadeia produtiva de uva e vinho colonial

A iniciativa da Prefeitura Municipal em parceria com o Sebrae e os produtores de uva e vinho colonial visa criar uma rede entre os agricultores locais, além de discutir a importância da cultura na economia

Fortalecer a cadeia produtiva da uva e do vinho colonial no município. É com este intuito – que a Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) – iniciou uma pesquisa com os produtores do município para compreender as características, técnicas de plantio e manejo das plantações, além de discutir desafios e oportunidades para os produtores locais.

De acordo com o secretário da pasta, Jerônimo Strapasson, a iniciativa firmada entre Prefeitura, produtores e o Sebrae/PR apontará informações sobre as necessidades e potenciais de cada produtor. “As ações propostas são compatíveis com a agenda de trabalho da Secretaria, que no ano anterior subsidiou mais de 4 mil mudas de parreiras, contribuindo para o resgate da vitivinicultura na região. A iniciativa tem como foco a geração de renda com sustentabilidade e o fortalecimento da região”, diz o secretário.

O município de Colombo, que conta – atualmente, com 8 vinícolas e 28 produtores de uva – após a divulgação do diagnóstico, pretende criar uma marca local ou, até mesmo, buscar a Indicação Geográfica (IG) para esses produtos típicos do município. Durante a ação haverá visita nas propriedades que cultivam uva e/ou que produzem vinho no município para observar as características de produção, técnicas de plantio, manejo e os espaços que a cultura da uva ocupa na história das famílias de produtores.

“Nós já produzimos vinho antes. Mas, observamos o quanto ainda precisamos de conhecimento na área, até para que não se perca tempo e dinheiro. Neste sentido, o curso foi rápido e objetivo, onde pudemos tirar as dúvidas fundamentais de quem pretende começar ou melhorar o cultivo de uva, principalmente, aquelas voltadas para a produção de vinho”, conta o produtor do município, Isteis Soares, que também participou do encontro. O agricultor que conta com uma propriedade rural em Colombo pretende retomar o cultivo de videiras e a produção de vinho.

Sobre o plantio de uvas no município

O plantio de uvas, que foi introduzido na região pelos primeiros imigrantes italianos, tem uma importância significativa para a economia local. Atualmente, 28 produtores cultivam mais de 20 hectares de terra e produzem anualmente cerca de 360 toneladas de uvas. Ao todo, o município já conta com 8 vinícolas. As principais variedades plantadas incluem a Niágara Branca e Rosada, bem como a Bordô (Terci).

O município realiza a tradicional Festa da Uva de Colombo e recebe exposições de uvas, vinícolas, gastronomia típica e atrações musicais, além de contar com a participação de imigrantes italianos e seus descendentes. Vale lembrar, que o evento, realizado pela Prefeitura é importante para a economia local, Colombo investe no enoturismo, através do Circuito Italiano de Turismo Rural, que atrai, anualmente, muitos visitantes ao município. A Rota do Vinho é uma das atrações, que inclui visitas a vinícolas e lojas que vendem vinho, sucos, geleias, salames e queijos.