Colombo é o maior produtor de mudas de hortaliças do Paraná

Com produção média de 27 milhões de mudas por mês, a plantação ocupa 1.831 hectares do município; as folhosas como alface, rúcula, agrião, escarola, couve manteiga, espinafre e acelga estão entre as mais produzidas

O município de Colombo é o maior produtor de mudas de verduras e legumes do Paraná e um dos maiores do Brasil, com produção média de 27 milhões de mudas por mês.

Segundo dados da Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, as hortaliças folhosas como: alface, rúcula, agrião, escarola, couve manteiga, espinafre e acelga são as mais produzidas no município.

A plantação ocupa 1.831 hectares do município, de acordo com o Censo Agropecuário vinculado ao IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). “Os produtores rurais estão investindo no plantio de mudas de verduras e legumes, tornando-se referência para os produtores de outras cidades”, destaca o secretário de Agricultura e Abastecimento, Jeronimo Strapasson.

O viveiro Agrofior Produção de Mudas é o maior do Brasil, com uma área total de 13,5 hectares, sendo 35.000 m2 construídos em estufas. Atualmente a capacidade produtiva da empresa é de 17 milhões de mudas por mês.

O cultivo visando à comercialização já representa grande satisfação dos produtores. O município conta com dois viveiros que produzem verduras, legumes e flores. “O objetivo dos viveiristas é proporcionar o melhoramento genético, por meio de técnicas, facilitando a vida do agricultor e ao mesmo tempo garantindo uma ótima plantação. Pois, o investimento primordial é a escolha da semente e de quem irá semear”, explica o secretário.

De acordo com o proprietário da AgroGuarise, Jorge Guarise, entre as vantagens para o agricultor que adquire as mudas é saber que ele poderá contar com o bom desempenho da planta no pós-plantio, sem comprometer o investimento de mudas sadias.

“Antigamente, o agricultor semeava em canteiros em sua propriedade desperdiçando mais de 20% das mudas durante o transplante, devido ao estresse que a planta sofre durante sua retirada da terra. Hoje devido a novas tecnologias as mudas já vêm preparadas para o plantio facilitando a vida do agricultor”, explica Guarise – que é produtor de mudas de olerícolas.

O Programa Patrulha Agrícola – coordenado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento da Prefeitura de Colombo auxilia o produtor no preparo do solo para o plantio independente da época do ano.

Consumo saudável
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de hortaliças de, no mínimo, 400 gramas por pessoa, por dia. Porém, apenas um terço dessa quantidade, recomendada pela entidade, é consumida, ou seja, 62,7% dos brasileiros não seguem a recomendação. A Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento incentiva o consumo de hortaliças através de programas como EcoTroca, independente da época do ano, podemos consumir hortaliças de qualidade.

Fotos: Daiana Nodari/ PrefsColombo