Colombo garante merenda escolar adaptada para alunos com restrições alimentares

Além dos cuidados com os alunos, a Prefeitura de Colombo também disponibiliza o cadastro para pessoas que precisam de dieta especial – no Armazém da Família

Para lembrar a importância dos cuidados com a saúde, comemora-se o Maio Verde – Mês da Conscientização da Doença Celíaca – uma doença autoimune caracterizada pela intolerância permanente ao Glúten – proteína presente no trigo, centeio, aveia, cevada e derivados, como o malte.

Pensando nisso, alunos da rede pública de ensino de Colombo – que possuem restrições alimentares – contam com uma merenda diferenciada. Elaboradas pelas nutricionistas da Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria Municipal de Educação, estes cardápios especiais atendem crianças intolerantes ao glúten, sempre atendendo as orientações médicas de cada aluno.

“A equipe de Nutricionistas do Departamento da Alimentação Escolar da Prefeitura vem trabalhando na substituição de itens no cardápio para que o aluno tenha uma alimentação adequada e de qualidade no período em que encontra-se na escola”, informa o secretário da pasta e vice-prefeito, Professor Alcione.

A Educação tem realizado diversos atendimentos na Alimentação Escolar devido à necessidade de dietas específicas para diversas alergias, intolerâncias e restrições alimentares. “Entre elas, a Doença Celíaca tem o seu destaque devido à sua importância no sistema imunológico dos nossos alunos. Contudo os atendimentos das dietas são realizados através de Laudo Médico com CID”, destaca a nutricionista coordenadora da Alimentação Escolar Juliana Gleice Beraldo Cavalheiro ao lembrar o Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Celíaca, comemorado em 16 de maio.

Fique atento aos sintomas

De acordo com a Secretaria de Saúde é necessário ficar atento aos sintomas, pois, geralmente, aparecem entre os seis meses e dois anos e meio de vida. Apesar de não ser regra, a doença também pode se manifestar na fase adulta.
Por isso, os pais devem ficar atentos. Confira alguns dos principais sintomas:

– diarreia ou prisão de ventre crônica;
– dor abdominal;
– inchaço na barriga;
– danos à parede intestinal;
– falta de apetite;
– baixa absorção de nutrientes;
– osteoporose;
– anemia;
– perda de peso e desnutrição.

Vale lembrar, que a doença celíaca não possui tratamento clínico medicamentoso específico. Por isso, é importante manter o controle rigoroso da ingestão alimentar, com a exclusão do glúten da dieta.

Armazém da Família de Colombo oferece produtos para dietas especiais a portadores de doenças que impõem restrições alimentares

Além dos cuidados com os alunos, a Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento também atende pessoas que precisam de dieta especial. O Armazém da Família de Colombo disponibiliza o cadastro para as pessoas que necessitam destes alimentos. O novo público foi inserido dentre aqueles que podem fazer compras no local a partir de uma legislação municipal.
Diante disso, as pessoas que necessitam dos produtos de dieta especial, relacionados à doença celíaca – sensibilidade ao glúten, intolerância à lactose, alergia à proteína do leite e diabetes, terão acesso às compras no Armazém independentemente da renda familiar.

Para os interessados, basta apresentar o comprovante da necessidade por meio de um atestado assinado pelo médico, onde deve constar carimbo e número de inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM), e o Código Internacional de Doença (CID). A inscrição deve ser feita no Armazém da Família, localizado na Rua California, 66, bairro Guaraituba.

Confira os documentos necessários:

• RG, CPF de todos que moram na mesma residência;
  • Residir em Colombo;
    •Renda familiar até 3 salários mínimos ( R$ 3.960,00 );
  • Comprovante de residência;
  • Número de telefone atualizado;
  • Carteira de trabalho ( seja ele: empregado, autônomo ou desempregado e de todos da mesma residência – se possuir);
  • Extrato detalhado do INSS.

Para pessoas que possuem doenças celíacas, é necessário um documento médico comprobatório (declaração com carimbo médico e Código Internacional de Doença – CID)