Colombo participa do 1ºEncontro Nacional para elaboração dos Planos de Redução de Riscos de Desastres

Colombo está entre os 20 municípios brasileiros selecionados pelo Governo Federal contemplados com plano próprio para redução de riscos de desastres.

No período de 12 a 14 deste mês, uma equipe técnica da Prefeitura de Colombo participou de um encontro promovido pelo Ministério das Cidades que reuniu os municípios contemplados para a elaboração de Planos de Redução de Riscos de Desastres, frente às necessidades de enfrentamento às mudanças climáticas.

Realizado em Brasília, pela Secretaria Nacional de Periferias (SNP) o encontro serviu para apresentar orientações gerais de como se dará a construção dessa importante ferramenta de planejamento urbano, territorial e ambiental, a partir do início de 2024. Foi ocasião importante para conhecer a realidade dos outros municípios selecionados, através do debate e do intercâmbio de ideias e experiências entre os seus representantes.

Além de necessária a execução do PMRR Colombo está prevista na Lei Federal nº12.608/2012 e tem por objetivo a implementação de ações estruturais e não-estruturais ouvindo a população colombense para setores com riscos.

Representaram o município a Secretária Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, e Planejamento, Orçamento e Gestão, Keli Coradin, o diretor executivo, Osvaldo Tchaikovski Junior, os engenheiros Robério Marcolino Filho e Giovane Antonio Bontorin Silva e o Coordenador Municipal da Defesa Civil, Beto Moreira.

Também estiveram presentes os representantes da UFPR-LAGEAMB que participarão no assessoramento com os técnicos do Município.