+DestaquesEm destaque hoje

Coordenação da SEMED lança planejamento para Educação Especial em Colombo

A Coordenação de Avaliação Educacional da Secretaria Municipal de Educação desenvolve estratégias para formação de profissionais que atuam nas instituições de ensino, levando-os ao caminho de incluir e abraçar.

No próximo dia 01° de março inicia-se o ano letivo da rede municipal de ensino, conforme anúncio oficial do vice-prefeito e secretário Municipal de Educação, Professor Alcione.

Com base no cuidado com as pessoas em todos os segmentos da educação e evidenciando a importância de atender a necessidade das pessoas, a equipe da Coordenação da Educação Especial da SEMED já programou suas atividades deste ano.

Equipe CAEC Regional Maracanã

A construção do planejamento segundo a coordenadora da Coordenação de Avaliação Educacional (CAEC) da SEMED, Maria Cristina Vidolin, priorizou a atenção para alunos, pais e responsáveis. “Precisamos mudar o pensamento dos profissionais. Desde quem abre o portão da instituição, quem faz a limpeza dos espaços, dos educadores até aos assistentes. Para isso, preparamos conteúdos informativos com intuito de conscientizar, dividir experiências e didáticas, visando favorecer a criação de vínculo dos profissionais com os alunos”.

Planejamento em ação

Na primeira semana de aula serão lançados dois vídeos informativos aos profissionais, que ficarão disponíveis também em formato e-book e PDF com fundamentação teórica, para escolha do acesso na modalidade que seja mais agradável e compreensível a cada um.

O primeiro vídeo disponibilizado pelo CAEC será direcionado para acolher os profissionais e informar a importância em olhar para educação especial de dentro para fora, com empatia, com responsabilidade e com amor. Também nesta apresentação audiovisual será solicitado que os profissionais realizem um mapeamento de informações das necessidades de cada escola e CMEI através de aplicativo.

Equipe CAEC Sede

No segundo vídeo o conteúdo será voltado à construção de vínculo dos profissionais com seus alunos, contou a coordenadora do CAEC, Maria Cristina Vidolin. “O vínculo facilita a aprendizagem, permite o educador conhecer melhor o aluno e suas necessidades e abre as conexões da comunicação entre o profissional e o estudante. Com isso, o professor consegue conhecer as dificuldades, os desafios e habilidades individuais de cada aluno, além das expectativas dos pais e responsáveis”.

Com a criação de vínculo, a observação do educador e o levantamento de dados sobre cada aluno, os educadores que atuam nas escolas municipais e CMEIS com apoio das assessoras de educação infantil, fundamental e educação especial da SEMED, irão elaborar um planejamento educacional especializado para o desenvolvimento específico de cada aluno com laudo.

Capacitação de profissionais

Educadores, gestores e profissionais da educação, estão recebendo desde o dia 01° de fevereiro cursos de capacitação em diferentes áreas para desenvolvimento de atividades diárias, que visam o melhor atendimento às famílias e aos estudantes.

É importante ressaltar que todos profissionais em cada formação promovida pela Secretaria Municipal de Educação tiveram acesso às informações sobre os protocolos sanitários e cuidados com a prevenção e combate a Covid-19 dentro e fora de sala de aula, seguindo as orientações dos profissionais da saúde e direção de vigilância e promoção em saúde do município.

O ano letivo de 2021 iniciará em modo remoto, mas a Secretaria da Educação, colocará assessoras do ensino fundamental e infantil para trabalharem juntamente com as assessoras da educação especial, atendendo aos alunos e suas famílias, com atividades a distância e elaborando tarefas diversificadas de acordo com as necessidades de cada aluno. Elas também auxiliarão na identificação do que cada aluno necessita e na  metodologia diferenciada para aprendizagem.

Mapeamento de informações

Cada etapa dos trabalhos na rede municipal de ensino será realizada sob orientação da Coordenação de Avaliação Educacional (CAEC) da Secretaria Municipal de Educação, disponibilizando o suporte aos educadores para o mapeamento de informações dos alunos das escolas municipais e CMEIS.

A coleta de dados ficará sob responsabilidade dos profissionais que estarão atuando nas instituições de ensino, com a realização do levantamento de informações de todos os alunos com laudo, bem como idade, quais atendimentos foram recebidos e encaminhamentos que aguardam, além de mapear o número de laudos de estudantes com autismo, síndromes, rebaixamento intelectual, deficiência física ou motora e outros.