Cultura

Departamento de Cultura destaca equipamentos culturais de Colombo suas ações e perspectivas para 2022

O Departamento de Cultura de Colombo está todo vapor, fique atento e acompanhe uma série de matérias que vão colocar a lupa sobre cada um dos equipamentos culturais da nossa Cidade. O objetivo é trazer o que aconteceu em 2021 e dar um spoiler sobre a programação de 2022.

Nas próximas matérias, falaremos sobre as Bibliotecas, o complexo histórico que abriga o Museu e os Memoriais, sobre a Casa Encantada, Casa da Cultura e aqui você está convidado a conhecer um pouco das atividades que aconteceram no CEU das Artes, no projeto “CEU em Movimento”.

Mesmo com as restrições da pandemia, foram mais de 20 mil atendimentos diretos ou indiretos em 2021, confira algumas destas atividades! Para 2022, a programação está intensa. Fique atento e venha fazer arte e cultura neste espaço que é um orgulho pra todos nós.

O Centro de Artes e Esportes Unificados Daniel de Jesus Rosa, leva este nome em homenagem a um artista colombense que nos deixou precocemente em 2018, o cantor Daniel Rosa. É um espaço público para abrigar, estimular e promover arte, cultura e esportes, além das ações de acolhimentos social, pois além do mini teatro, biblioteca e sala multiuso, o espaço conta com uma quadra coberta e abriga um CRAS. Construído com recurso do Governo Federal foi inaugurado em 2018, está localizado na R. Profa. Otília de Souza Ferrarini, 855 – Jardim dos Eucaliptos em Colombo.

Algumas atividades realizadas em 2021.

Produção áudio visual do CEU das Artes – vídeos gravados por artistas locais, crianças da comunidade, servidores da Prefeitura e outros apaixonados pela Cultura com temas diversos como: homenagem às mães, vídeos sobre cultura afro, prevenção ao suicídio, gravação do Clipe para o dia dos namorados, vídeos de subsídio para professores com aulas de dança, aquecimento de voz, teatro, contações de histórias, gravação de vídeos com os alunos de teatro das lendas locais e nacionais, entre outros.

Cursos gratuitos à distância no CEU das Artes: parceria com a Recode que é uma entidade que usa a tecnologia para gerar oportunidades através do empoderamento digital.

Varal de poesia no CEU: poesias dispostas em um varal para que a comunidade retire e leve um pouco de arte junto consigo

Utilização do Cine Teatro: gravação de clipes, programas, formaturas, exposição de filmes, lives, ensaios, vacinação contra Covid, curso de primeiros socorros, formações com servidores ou abertas para a comunidade.

Ações com a comunidade: corte de cabelo, arrecadação de alimentos não perecíveis, brinquedos e roupas para doações.

Fomento na literatura: empréstimo de livros da Biblioteca, arrecadação de livros com escritores, poetas e comunidade, contação de histórias.

Projeto de Teatro com idosos: Grupo em cada canto um conto.

Participação em programas de TV: TV Arte artesanato com George, Ações conjuntas com CRAS – oficina de artesanato, inserção no sistema nacional da Praças do CEU, entre outras atividades.

CEU em Movimento: oficinas de contação de histórias e jogos teatrais, aulas de capoeira, aulas de dança urbana, whork shop de interpretação de áudio e vídeo, contação de histórias para os CMEIS, aulas de ginástica, conversa com a autora Lindsey Rocha sobre o livro Céu e Mar, exposição memórias.

Pular para o conteúdo