Educação apresenta cronograma de atividades do ensino fundamental para o primeiro semestre de 2021

Professoras estarão duas vezes por semana nas escolas municipais, atendendo pais e responsáveis, auxiliando as coordenadoras pedagógicas e diretoras no envio e recebimento das atividades dos estudantes

Escola Municipal é decorada para o retorno das Profissionais da Educação

Neste ano, por determinação da Secretaria Municipal da Educação (SEMED),  as escolas municipais iniciam em modo remoto no dia 1° de março. A medida adotada é em respeito aos protocolos de prevenção e combate a Covid-19, até que os profissionais da educação sejam inseridos no cronograma de imunização da Covid-19.

O vice-prefeito e secretário da SEMED, Professor Alcione disse que a programação do calendário escolar visa proteger aos estudantes e familiares e também se aproximar das datas de vacinação dos trabalhadores das instituições de ensino. “Estamos preocupados com o bem estar e prevenção de todos. Nosso planejamento para o ano de 2021 foi norteado em manter em segurança todos, por isso adotamos o calendário para o início de março. Além disso, também preparamos um cronograma que irá atender os 200 dias letivos, com diversidade de atividades e com cooperatividade e empenho dos nossos profissionais da SEMED à disposição das instituições e das famílias”.

Formação Continuada dos profissionais

Profissionais da educação participam de formação continuada nas escolas municipais

A SEMED está realizando desde o início de fevereiro, cursos de formação aos profissionais da educação que irão atuar nas escolas municipais. Esses encontros são organizados e planejados, como uma forma de orientar o novo formato de didáticas e metodologias de ensino a serem desenvolvidos, visando estruturar e auxiliar aos profissionais nos atendimentos de pais e responsáveis, que receberão os conteúdos para os filhos, buscando fortalecer o vínculo deles com as famílias, refletindo diretamente na aprendizagem dos estudantes.

Nesta semana, do dia 22 a 26 de fevereiro, todos os profissionais que atenderão nas escolas, estão sendo recepcionados pelos coordenadores e diretores, que além das boas vindas, receberão a formação sobre as metodologias e didáticas sobre “ensino híbrido”.

Planejamento e Livro de Chamada Online

Segundo a coordenadora do ensino fundamental da SEMED, Luciana das Neves da Silva, o planejamento para o retorno dos trabalhos nas escolas teve como referencial a Diretriz Municipal Curricular da Educação, desenvolvido no formato de sequência didática a fim de trazer melhor aproveitamento e aprendizagem. “Reforçamos que neste primeiro semestre trabalharemos em formato não presencial com os alunos, dividindo o nosso cronograma de atividades em dois bimestres, sendo o início do 1° bimestre no dia 01 de março e o 2° bimestre para o dia 03 de maio.”

A coordenadora também destacou sobre a informatização dos mecanismos de trabalho nas escolas, com a inserção do livro de chamada online. “Para esse primeiro semestre teremos sete escolas que utilizarão o novo formato de livro de chamada. Os profissionais já foram orientados sobre como utilizar essa nova ferramenta e logo ampliaremos para todas as escolas municipais”.

As escolas que farão uso do livro de chamada online a partir do dia 1° de março:

• Escola Municipal André Nadolny;
  • Escola Municipal Antonio André Jhonsson;
  • Escola Municipal Arlindo Andretta;
  • Escola Municipal Carlos Fontoura Falavinha;
  • Escola Municipal Heitor Villa Lobos;
  • Escola Municipal Jardim Ana Maria;
  • Escola Municipal Santa Fé.

Possibilidades

Para o segundo semestre de 2021, estuda-se a possibilidade de aderir a modalidade de ensino híbrido nas escolas, que alterna entre aulas presenciais e aulas em modo remoto, por escalonamento dos alunos a cada 15 dias.

De acordo com a coordenadora, as modificações na rotina de trabalho dos profissionais e a inserção do cronograma de atividades para ensino híbrido dependem de orientações da Secretaria Municipal de Saúde, com base nos dados da pandemia da Covid-19 próximo da data de início do calendário escolar para o segundo semestre de 2021.