Educação e Meio Ambiente realizam parceria em projetos de Educação Ambiental

A Prefeitura Municipal de Colombo por meio das Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente desenvolveu neste ano de 2022 dois projetos significativos de educação ambiental nas instituições da rede municipal de ensino.

Ambos os projetos de Educação Ambiental acontecem simultaneamente, de acordo com o cronograma inserido ao calendário escolar, sendo estes visita do ônibus “Museu Itinerante” e apresentações teatrais sobre “Arte e Cultura Ambiental” nas unidades de ensino.

O ônibus Museu Itinerante é um projeto que chegou ao município com a parceria das Secretarias, ao qual traz em seu interior animais taxidermizados (empalhados) para conhecimento dos alunos sobre os diferentes biomas existentes. Em torno de 30 a 40 estudantes participam de uma aula de 45 minutos aproximadamente com um professor de Biologia, que explica sobre os animais, a fim de promover consciência ambiental e cuidado com os bichinhos.

O automóvel museu já passou por diversas unidades de ensino e na segunda (08), esteve na Escola Municipal Heitor Villa Lobos. Estiveram acompanhando a visita dos alunos no ônibus museu, o prefeito Helder Lazarotto, o vice-prefeito e secretário Municipal de Educação, Professor Alcione e o secretário Municipal de Meio Ambiente, José Vicente.

Também  fruto da parceria das Secretarias de Educação e o Meio Ambiente, está em ação o projeto Arte e Cultura, que é uma peça teatral sob o tema “Se esta rua fosse um rio”, que tem como objetivo contribuir com a discussão de temas voltados à Educação Ambiental nos ambientes escolares proporcionando conhecimento aos estudantes para que possam agir como multiplicadores em casa e no bairro.

Em uma das apresentações deste projeto na Escola Municipal Antônio Costa, o prefeito Helder Lazarotto, o vice-prefeito e secretário Municipal de Educação, Professor Alcione e o secretário Municipal de Meio Ambiente, José Vicente, acompanharam a apresentação da peça na unidade de ensino.

Para o prefeito Helder Lazarotto, os projetos desenvolvidos vão reforçar as questões de consciência ambiental dos alunos e suas famílias. “Os projetos não se limitam apenas a estes dias, as crianças perpetuam as ideias em casa, mobilizando e influenciando seus familiares sobre os cuidados com os bens da natureza e a fauna”.

Segundo o vice-prefeito e secretário de Educação, Professor Alcione, os projetos são uma junção de ações para fortalecer os cuidados diários que cada um deve ter com o meio ambiente. “Essa parceria vai passar por todas as nossas instituições, promovendo o pensamento crítico e também o cuidado que desde a infância deve ser ensinado e reproduzido pelas crianças, podendo chegar até os adultos com a troca de informações que elas levam para casa”.

O secretário Municipal de Meio Ambiente, José Vicente descreve que os projetos estão sendo realizados com recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente para o desenvolvimento da Educação Ambiental nas unidades escolares do município. “A parceria é um sonho que unidos com a Educação de nossa cidade foi possível colocar em prática, levando consciência ambiental para os estudantes e perpetuando essas ações por meio deles quando retornam para suas residências”.

Fotos: Daiana Nodari/PMC