Educação e Saúde promovem Programa de Higiene Bucal

A Prefeitura de Colombo, por meio das Secretarias de Educação e Saúde, iniciou
ações para incorporar informações sobre higiene bucal no currículo escolar Algumas Unidades Básicas de Saúde do município também auxiliam com os trabalhos lúdicos desenvolvidos pelos dentistas, que ainda levam os pequenos para as unidades escolares e identificam as crianças que necessitam de atendimento odontológico.

“As crianças, de Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) do município, têm a oportunidade de aprender sobre a anatomia bucal, os efeitos de uma má higiene bucal e as práticas corretas de escovação, além do uso de fio dental”, ressalta o vice-prefeito e secretário de Educação, Professor Alcione.

O material pedagógico para trabalhar com os estudantes conta com kits compostos de escova de dentes, creme dental, fio dental e estojo de armazenagem. “Isso não apenas contribui para sua saúde, mas também para a sua educação geral”, enfatiza a coordenadora do Núcleo Pedagógicos de Educação Infantil, Márcia Eluisa Contente.

Para colocar em prática a ação, os professores passaram por uma formação sobre a importância da escovação e do cuidado com os dentes. “Porque a criança aprende e ensina em casa também. E incentivar dentro da unidade, desde o infantil, no berçário a escovar o dentinho, além de conversar sobre a importância desse cuidado”, explica a coordenadora.

Algumas Unidades Básicas de Saúde também participam do programa que auxilia na Saúde Bucal. Dentistas seguem para as unidades escolares para desenvolverem atividades lúdicas, como por exemplo, o teatro com fantoche.

Durante a ação, os profissionais também identificam as crianças que necessitam de atendimento odontológico, e em seguida, é agendada a consulta na UBS para fazer o acompanhamento, com a autorização dos responsáveis.

A primeira etapa é educar as crianças sobre a importância da higiene bucal, ensinando-as a escovar os dentes corretamente, usar fio dental e adotar bons hábitos alimentares. “A nossa colaboração, levando dentistas para perto das crianças e acesso a informações especializadas e recursos para os alunos, professores e pais, já é um grande avanço”, enfatiza a secretária de Saúde, Marilda Zanoni.