Educação participa do 1° Simpósio Paranaense de Sinais de Alerta de Doenças e Síndromes Raras

Nesta segunda-feira (28), dia mundial de doenças raras, a Secretaria Municipal de Educação, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Colombo, o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência participaram do 1° Simpósio Paranaense de Sinais de Alerta de Doenças e Síndromes Raras.

O evento faz parte da programação do Fevereiro Lilás promovido pelo Governo do Estado do Paraná, mês de conscientização sobre as doenças e síndromes raras no Paraná, em concordância com a lei (19.426/2018).

O Simpósio aconteceu no Museu Oscar Niemeyer (MON), das 8h às 12h.

Os profissionais da Secretaria de Educação se unem para estudar e refletir sobre as Doenças Raras e ações necessárias sobre o tema.

O momento é fundamental para troca de conhecimento, a fim de que a porta que se abre reduza o preconceito e o sofrimento de crianças, jovens e adultos que durante a vida venham apresentar sinais de alerta para as doenças e Síndromes Raras.

Segundo o vice-prefeito e secretário Municipal de Educação, Professor Alcione, este simpósio é importante para aproximar o olhar de todos as doenças e síndromes raras. “Neste dia mundial das doenças raras refletimos sobre as pessoas à nossa volta, se não há alguém que lute todos os dias para se manter bem, independente de suas dificuldades e doenças. Às vezes tem uma raridade pertinho de você, mas o dia a dia não o fez perceber”.

As doenças e síndromes podem até ser raras, mas a informação, seus alertas não são e precisam chegar a todos.