+Destaques

Equipe do Urbanismo troca experiências bem sucedidas com Sec. de Habitação em São José dos Pinhais

Para tornar os processos administrativos mais ágeis e visando o desenvolvimento sustentável de Colombo, o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Rodrigo Oliveira Muller e sua equipe reuniram-se nesta terça-feira (12) com representantes da Secretaria Municipal de Habitação de São José dos Pinhais.

A intenção foi compartilhar experiências relacionadas a gestão físico territorial e os desafios relacionados ao Estatuto da Metrópole, que devem envolver continuamente todos os municípios integrantes da Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

No âmbito do desenvolvimento urbano, foram pautado assuntos como:diretrizes simplificadas para emissão de alvarás e licenças, desafios na correta análise e aceite de projetos de grandes empreendimentos, regulamentação e implementação efetiva dos instrumentos do Estatuto da Cidade e vetores estratégicos de desenvolvimento urbano.

Na área da habitação foi debatido sobre as dificuldadesna gestão social e financeira dos imóveis direcionados a famílias em situação de vulnerabilidade e as alternativas para fazê-la de maneira eficiente e suficiente. Também foi abordada a regulamentação e a implementação efetiva da Lei da REURB nas modalidades ´S´ e ´E´ e o fomento de novos programas habitacionais.

Além do secretário municipal, participaram do encontro representando o município de Colombo à diretora do Departamento de Urbanismo, a arquiteta e urbanista Keli Coradin, e o arquiteto e urbanista André Lucas Feliciano Ferreira. Representando o município de São José dos Pinhais estiveram presentes a arquiteta e urbanista ThamileFranzini, o engenheiro cartógrafo José Maurício Precoma Miranda, o engenheiro cartográfico Mateus Almeida Leite, e o arquiteto e urbanista Silvio Prizibela.