Para acelerar o atendimento ao cidadão e eliminar o uso de papel, Programa será implantado em cinco fases e irá gerar economia de aproximadamente R$ 4,5 milhões aos cofres públicos.
O Programa proporcionará mais agilidade nos serviços oferecidos pela Prefeitura. É eficiência, transparência, economia, além da sustentabilidade, já que evitará a utilização de papel com a geração de documentos eletrônicos.
Segundo o prefeito Helder Lazarotto, os profissionais da Prefeitura estão há meses empenhados no projeto para facilitar a vida dos munícipes e tornar a cidade de Colombo cada vez mais inteligente. “Seguindo a tendência de desburocratizar para fomentar a economia local, vários serviços que englobam todas as Secretarias Municipais, estarão a poucos cliques da população”.
Ainda segundo o secretário, os processos deixarão de tramitar em meio físico, de forma gradual. “Os processos físicos que tramitam atualmente, bem como os que constam em arquivo municipal serão digitalizados e armazenados em meio eletrônico. Também todos os processos que envolvem a Prefeitura Municipal passarão a ser totalmente digitais, o que trará mais transparência e agilidade à gestão. Com estas ações, somadas a criação da Lei de Temporalidade de Documentos, reduziremos o espaço físico destinado para o armazenamento dos processos pertinentes ao município”.
Economia
A implantação do serviço também irá gerar economia aos cofres públicos com a redução dos gastos de papel e materiais utilizados para impressão. “Com base nos gastos mensais desses produtos, o Município economizará em média 4,5 milhões em quatro anos, valor este que será investido em melhorias para a população”, falou o secretário.
5 fases do Colombo + Fácil
Na primeira fase 100% dos processos abertos internamente passarão a ter tramitação exclusivamente digital. Será disponibilizado também serviços via aplicativo que tramitarão totalmente por meio digital.
Na segunda fase, haverá a digitalização dos processos físicos, inclusive os arquivados e 50% dos processos abertos pela população via departamento de protocolo tramitarão digitalmente.
No terceiro momento, a abertura de processos pelo público será via aplicativo e ou web em cerca de 60% dos serviços. A novidade desta etapa será a instalação de totens em locais estratégicos para atender cerca de 50% da população.
Na quarta etapa, 90% dos serviços já estarão disponíveis online. Também haverá a ampliação da instalação de totens, que passará a atender 75% da população.
E na fase final, 100% dos serviços já estarão disponíveis e a implantação dos totens atingirão 100% dos munícipes.
Fotos: Daiana Nodari/PMC