+DestaquesCOVID-19Em destaque hoje

Nova remessa de vacina deixa Colombo mais próxima de concluir 1ª fase de imunização

Ao todo o município já recebeu 1.089 doses de CoronaVac e 1.000 da AstraZeneca. O início da imunização das pessoas da 2ª fase depende do recebimento de maior quantidade de doses das esferas estadual e federal e do término da 1ª fase.

No último domingo (24), a equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Colombo, com apoio da Guarda Municipal, se deslocou até a Central de Distribuição de Vacinas do Estado do Paraná, para retirar 1.000 doses da vacina de Oxford para o combate a COVID-19.

Esta nova remessa é distribuída pelo Laboratório Fiocruz e foi desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca, produzidas na Índia. Agora Colombo possui vacinas produzidas por dois laboratórios diferentes.

A chegada dessas 1.000 doses do imunizante contribuirá no alcance da meta traçada pela Secretaria Municipal de Saúde de Colombo, em vacinar o público alvo da 1ª fase de vacinação segundo consta no PMI.

Lembrando que os primeiros vacinados em Colombo são os profissionais de saúde que atuam na linha de frente ao atendimento da COVID19, nos equipamentos municipais de saúde e os idosos de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILP).

O início da imunização das pessoas da 2ª fase não tem previsão de data, pois depende do recebimento de maior quantidade de doses das esferas estadual e federal e do término da 1ª fase.

Seguindo o Plano Municipal de Imunização, a próxima etapa da vacinação será dirigida a pessoas com 60 anos ou mais. Possivelmente haverá escalonamento de acordo com número de doses disponíveis.

Protocolo de vacinação

Ambas as vacinas serão duas doses, a CoronaVac tem intervalo entre 2 e 4 semanas entre a primeira e segunda dose. Já com a AstraZeneca, o intervalo é maior, de 12 semanas.

Quem recebeu vacina de um laboratório pode receber a segunda dose de outro laboratório?

Não, porque a metodologia de fabricação é diferente, consequentemente a forma de estimular o organismo para produzir a defesa contra o Coronavírus, também é diferente. Então quem tomar a primeira dose de um Laboratório OBRIGATORIAMENTE, terá que tomar a segunda dose deste mesmo laboratório, para garantir eficácia no processo de imunização.

Quem não poderá ser vacinado?

– Pessoas que tiveram resultado confirmado para COVID19, nos últimos 30 dias;

– Menores de 18 anos;

– Gestantes.

A vacina será gratuita?

Sim, pois será aplicada apenas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), neste momento.

As vacinas serão aplicadas nas Unidades de Saúde?

Neste primeiro momento NÃO. Como o grupo prioritário serão os profissionais de Saúde e pessoas idosas institucionalizadas as vacinas serão realizadas por uma equipe volante da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de referência para esses serviços de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI).

Com a vacina, é possível flexibilizar as medidas de precaução da doença?

Não. O uso de máscaras, distanciamento social, higiene das mãos são medidas necessárias mesmo após a vacina. Ainda estamos muito longe da possibilidade de relaxamento pessoal, que avançará na medida em que a vacinação seja ampliada para todos os grupos, pois a vacinação completa da população ainda levará muitos meses.

Fotos: Daiana Nodari