Em destaque hoje

Novembro Azul: Saúde realiza ações de prevenção do câncer de próstata

A Prefeitura de Colombo promoverá até o próximo dia 30, trabalhos orientativos e de conscientização à população masculina sobre a importância dos cuidados e prevenção de doenças que afetam este público, como o câncer de próstata. As ações fazem parte do movimento Novembro Azul.

As 25 unidades de saúde do Município, estão solicitando a coleta de sangue para exame PSA, além da realização detestes rápidos para detecção de doenças sexualmente transmissíveis como a Hepatite, Sífilis e HIV.

De acordo com a secretária de Saúde, Marilda Zanoni, com o diagnóstico precoce, através dos exames que também são solicitados nas US da cidade, as chances de cura são bem elevadas. “A campanha Novembro Azul ocorre para chamar a atenção para a importância doshomens buscarem os serviços de saúde antes do adoecimento, mantendo exames em dia e se cuidando para viverem mais e melhor”, orienta Marilda.

Para garantir que todos possam ser atendidos, Marilda destaca ainda que, quem não puder comparecer durante a semana, pode procurar a US mais próxima no sábado do dia 20, das 8h às 13h.

Programação

Solicitação de coleta de sangue para exame PSA

Local: Todas as Unidades de Saúde de segunda-feira a sexta-feira das 8h às 17h

Requisitos:

– Homens com 50 anos ou mais;

-Homens com 40 anos ou mais com histórico familiar de câncer de próstata, obesidade ou afrodescendente.

Teste rápido para detecção da Hepatite, Sífilis e HIV

Local: Todas as Unidades de Saúde de segunda-feira a sexta-feira das 8h às 17h

Requisitos:

– Homens em idade reprodutiva.

Foto: Daiana Nodari/PMC

Pular para o conteúdo