O que é o Plano de Mobilidade?

O Plano de Mobilidade Urbana (PMU) de Colombovisa integrar o planejamento urbano, o transporte e o trânsito, observando princípios de inclusão e sustentabilidade e, posteriormente, será transformado em Lei Municipal. O transporte individual, o transporte de cargas, o transporte coletivo, os pedestres e os ciclistas são alguns dos aspectos considerados pelo PMU.

Como acontece o PMU?

O processo de elaboração do Plano consiste em coletas de dados, análises técnicas e participação da comunidade. Os(as) técnicos(as) da Prefeitura e da Consultoria URBTEC™ trabalham em conjunto com a sociedade para construir um planejamento consistente que otimize os deslocamentos no município.

A comunidade colombense pode contribuir com o futuro da mobilidade do município por meio dos eventos públicos e dos canais de comunicação da Prefeitura. Por isso, estão previstas audiências públicas e oficinas comunitárias ao longo da elaboração do PMU. A população pode enviar contribuições a qualquer momento para o endereço de e-mail: mobilidadecolombo@gmail.com.

Quais são os princípios do Plano de Mobilidade Urbana?

► Desenvolvimentosustentável das cidades, nas dimensões socioeconômicas e ambientais;
► Eficiência, eficácia e efetividade na prestação dos serviços de transporte urbano e na circulação urbana;
► Acessibilidadeuniversal;
► Segurança nos deslocamentos;
► Gestão democrática e controle social do planejamento e avaliação da Política Nacional de Mobilidade Urbana;
► Equidade no acesso dos cidadãos ao transporte público e no uso do espaço público;
► Justa distribuição dos benefícios e ônus decorrentes do uso dos diferentes modos e serviços.

Quais são as Etapas do Plano de Mobilidade?

O PMU está organizado em quatro etapas:

Etapa 01: Metodologia, Cronograma e Mobilização Inicial

► Descritivo geral das etapas;
► Descritivo dos agentes e partes envolvidas;
► Definição dos produtos e eventos;
► Apresentação dos métodos de análise.

Etapa 02: Diagnóstico e Prognóstico

► Inventários físicos e normativos;
► Análise de estudos, planos e projetos existentes;
► Informações socioeconômicas e do setor de transporte;
► Pesquisas de circulação e de transporte coletivo;
► Cenários para presente e futuro (10 anos);
► Modelagem.

Etapa 03: Diretrizes e Propostas para o Plano de Mobilidade Urbana

Conteúdo:
► Proposições de intervenções visando as diretrizes do Plano de Mobilidade Urbana (PMU);
► Propostas Alternativas para Transporte e Mobilidade;
► Diretrizes para a Mobilidade Urbana.
► Ações que cumpram as diretrizes propostas para o plano.

Etapa 04: Consolidação do Plano de Mobilidade Urbana

► Plano de Ações e Investimentos;
► Minutas e Anteprojetos de Lei;
► Ajustes na Estrutura Organizacional.