Práticas Pedagógicas Inclusivas a partir do Desenho Universal para Aprendizagem é tema de formação promovida pela SEMED

A Secretaria Municipal de Educação por meio do núcleo pedagógico de Educação especial promoveu na terça-feira (25), uma formação sobre as Práticas Pedagógicas Inclusivas a partir do Desenho Universal para Aprendizagem, ministrada pela doutoranda pela UFPR e docente do Instituto Federal do Paraná, a Professora Loretta Derbli.

O encontro contou com a presença das intérpretes de Libras Danielle Marrie e Juliana e da profissional, Rosimeri Motin.

A capacitação em Desenho Universal foi voltada aos educadores que atendem as Classes Especiais, Salas de Recursos, Atendimentos Domiciliares, Caedav Heitor Villa Lobos e Apae Colombo.

O tema abordado na capacitação abrangeu a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência n°13.146/2015. Além disso, foi destacado a importância da inclusão em todas as esferas e a necessidade de ultrapassagem de diversas barreiras, sejam elas: urbanísticas, arquitetônicas, nos transportes, comunicações ou informações, atitudinais e ou tecnológicas.

Esse encontro foi extremamente importante para conhecimento e troca de experiências com os profissionais, para compreensão das barreiras, dificuldades encontradas no processo de aprendizagem e principais ações que possibilitem a acessibilidade de todos à educação e outros meios.

Pular para o conteúdo