Uncategorized

Prefeito assina termo de adesão ao Programa de Cidades e Comunidades Amigáveis com a Pessoa Idosa

Na tarde desta sexta-feira (11), a secretária Municipal de Assistência Social, Elis Lazarotto, participou da reunião técnica, em modo virtual, sobre os direitos, mecanismos da rede de proteção e cuidados com a pessoa idosa nas cidades.

O tema foi articulado em uma reunião pelo Google Meet, com mediação da Deputada Federal e membro Titular da CIDOSO da Câmara de Deputados, Leandre Dal Ponte, o Oficial Nacional da Unidade Técnica da Família, Gênero e Curso de Vida – Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil, Bernardino Vitoy, a Coordenadora da Unidade Técnica da Família, Gênero e Curso de Vida – Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil, Lely Stella Guzmán, representando a Equipe de Extensão e Pesquisa UTFPR Câmpus Pato Branco, Maria de Lourdes Bernartt e o Coordenador de Ciência e Tecnologia do Estado do Paraná, Marcos Aurélio Pelegrina.

Durante o encontro foi destacado a importância das cidades adaptarem os espaços públicos para acessibilidade do idoso. No município, segundo a secretária Elis Lazarotto, os equipamentos da Assistência Social e demais setores que englobam o acesso do idoso e seus direitos estão passando por reformulação. “O acesso do idoso na cidade é de suma importância, visando atender todas as suas necessidades, destacando que Colombo passa a ser uma cidade com uma gestão que se preocupa com o próximo e principalmente com a qualidade de vida e a acessibilidade de todos”.

Termo de adesão ao Programa de Cidades e Comunidades Amigáveis com a Pessoa Idosa

Na última quarta-feira (09), o prefeito Helder Lazarotto assinou o termo de adesão ao Programa de Cidades e Comunidades Amigáveis com a Pessoa Idosa. “Destacamos desde o início de nossa gestão a importância da acessibilidade de todos nos espaços públicos, com a assinatura do termo reforçamos nosso compromisso de promover ações e projetos para melhor atender nossos idosos”.

O Programa de Cidades e Comunidades Amigáveis com a Pessoa Idosa faz parte de uma rede mundial onde 800 cidades já receberam o reconhecimento da Organização Mundial de Saúde – OMS.

No Brasil apenas 12 municípios já possuem esse reconhecimento e hoje através da reunião virtual, mais 12 cidades aderem o Plano de Ação com a orientação da  UTFPR que terá o envolvimento das Secretarias Municipais, Conselhos de Direitos, Entidades Civis e instituições de Ensino Públicas e Privadas, e Colombo contempla um dos municípios que fez adesão o programa. Sendo assim, serão propostas propor ações que deverão ser desenvolvidas a curto, médio e longo prazo, com iniciativas que vão trazer mais qualidade de vida à população idosa.