Ícone do site Prefeitura Municipal de Colombo

Prefeitura encaminha projeto do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência

 Lei Federal de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI), exige dos estados e municípios a garantia de direitos a pessoa com deficiência

A Prefeitura Municipal de Colombo encaminhou à Câmara de Vereadores o projeto de lei n°15/2021 que cria no município o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (FMDPcD).

A iniciativa foi mobilizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que é presidida por Luiz Vanderlei. O representante esteve com o prefeito no ato da assinatura do projeto que será encaminhado à Câmara.

Na ocasião, o presidente agradeceu a parceria da prefeitura com o conselho para criação do fundo. “Iniciamos hoje uma caminhada de esperança, para a garantia dos direitos das pessoas com deficiência”.

O FMDPcD será um instrumento para captação e aplicação de recursos destinados à execução das políticas, programas e projetos na área de atendimento à pessoa com deficiência.

De acordo com o prefeito, Helder Lazarotto, a gestão visa trazer projetos e realizar ações de inclusão na cidade. “Queremos promover oportunidades e garantir direitos aos cidadãos. Conforme dados do caderno do IPARDES, em Colombo possui mais de 44 mil pessoas com deficiência. Com a aprovação deste projeto será possível dar voz a população e instituir projetos importantes para o bem estar de todos”.

Para a secretária Municipal de Assistência Social, Elis Lazarotto, o projeto vem somar às ações desenvolvidas na cidade, fomentando novas estratégias e trazendo recursos para os ideais saírem do papel e se tornem realidade. “Temos convicção que este projeto é fundamental para garantia dos direitos da pessoa com deficiência”.

Quando aprovado o projeto na Câmara, os recursos instituídos para compor o FMDPcD poderão ser destinados a instituições financeiras oficiais e entidades que desenvolvem programas e serviços voltados à pessoa com deficiência.