Prefeitura promove mês de valorização da cultura e tradições Afro-Colombense

O Departamento de Cultura através da Coordenadoria de Igualdade Racial da Prefeitura de Colombo preparou uma programação especial para tratar de temas como: visibilidade à Cultura Afro-Colombense, debates sobre o combate à discriminação e o racismo, além da promoção a economia criativa para a geração de emprego e renda.

A coordenadora de Igualdade Racial Sara Regina da Silva explicou sobre a importância das atividades do mês da consciência negra, que foi preparado ouvindo pessoas e instituições para o surgimento da tão esperada representatividade e Igualdade. “Nosso convite é para que todos estejam preparados e de mangas arregaçadas para fazer parte desta transformação no jeito de pensar, agir e experimentar múltiplos conhecimentos, outras linguagens, ritmos, cheiros, sabores e saberes que moldam a sociedade”, disse.

A diretora da Cultura, Marinei Vidolin destacou que neste mês de novembro o Departamento uniu-se à comunidade para realizar várias ações que prometem movimentar a cidade. “A ideia é construir um espaço solidário que promova e valorize as tradições Afro-Colombense. Com este projeto, vamos estabelecer um grupo organizador que desenvolva estudos e atividades durante o ano de 2022”.

Programação

Em fase final de elaboração, já é possível adiantar algumas das atividades que serão realizadas dentro da programação do Mês da Igualdade Racial.

Em 20/11 – Dia da Consciência Negra acontece a Feira de Cultura e Gastronomia Afro Colombense com artesanato, comidas, apresentações artísticas e muita cultura das 9h às 17h na Av. Espírito Santo, próximo ao Colombo Park Shopping no trecho sem saída.

20/11 – No período da manhã acontece a formação e debate com o tema “educando para a igualdade” com transmissão pelo YouTube. Conheça os temas e inscreva-se: https://forms.gle/GxuZ3rWR6CH1XiaK6.

Outras ações:

De 11 à 19/11 – Rodas de conversa sobre Igualdade Racial nos Centros de Convivência e Fortalecimento de Vínculo nos dias 10/11 – Renascer, 11/11 Rio Verde, 17/11 Girassol, 18/11, Jd. das Graças e 19/11 Jd. Adriana. (Informe-se no seu Centro para saber dos horários).

18/11 – Ato de entrega do título de Cidadão Honorário para o Jorge Kibanazambi às 19h com transmissão no Canal da Câmara Municipal no YouTube.

19/11 – Exibição do Filme Pantera Negra às 14 horas com convites limitados. Reservas fone 3666-8970.

Dia 25/11 – Roda de capoeira às 19 h 30 no CEU das Artes, aberta ao público.

26/11 – Exibição do Filme Família Cafundó às 10h com convites limitados. Reservas fone 3666-8970.

26/11/21 – Contação de história – Livro Céu e Mar pela autora Lindsey Rocha Lagni às 14h para internos da casa de acolhimento Pequeno Príncipe, no CEU das Artes.

De 02 a 08/12 – Durante a semana toda apresentações de Samba em vários barzinhos da Cidade, em comemoração ao Dia do Samba comemorado em 02/12.

Durante todo o mês de Novembro – Orientação de leitura com temática Afro nas Bibliotecas Rui Barbosa – SEDE e do CEU das Artes. Destacando que a Coordenadoria de Igualdade Racial e o Departamento de Cultura continuam abertos a sugestões e colaborações.