Prefeitura realiza a primeira Oficina do Plano de Mobilidade

Evento participativo ajuda a construir o diagnóstico da mobilidade do município

A Prefeitura Municipal de Colombo realizou nesta quinta-feira (11), a primeira Oficina Comunitária do Plano de Mobilidade Urbana (PMU). Outro evento semelhante está marcado para a próxima quarta-feira (17).

Essas ações compõem a segunda etapa do Plano, e têm como objetivo ouvir a população sobre os pontos positivos e negativos da mobilidade no município, em aspectos como transporte coletivo, calçadas, acessibilidade, sinalização, sistema viário, entre outros.

A dinâmica se iniciou com uma apresentação técnica da consultoria URBTEC™. Em seguida, os participantes foram divididos em grupos temáticos para o momento de discussão, registrando os apontamentos em fichas e mapas. Após expressarem suas percepções e elencarem prioridades, três representantes apresentaram a síntese dos trabalhos.

O evento foi promovido e facilitado pelos técnicos das Secretarias de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH) e de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLAN), e pela equipe de consultoria da URBTEC™. O conteúdo resultante das oficinas será incorporado ao Plano, enriquecendo sua atual fasede Diagnóstico e Prognóstico.

SEGUNDA OFICINA

Os moradores de Colombo terão mais uma oportunidade para contribuir com o diagnóstico da mobilidade do município na quarta-feira (17). A segunda Oficina Comunitária acontecerá às 18h30 no Pavilhão de Eventos do Bosque da Uva, no Centro.

Ainda na segunda fase, além da Oficina Comunitária, haverá uma Audiência Pública para apresentar os resultados preliminares para a população. Na etapa seguinte, de Propostas, haverá outras quatro oficinas comunitárias, possibilitando a ampla participação popular no processo de planejamento municipal.

PESQUISA

A sociedade também pode contribuir com o futuro da mobilidade de Colombo respondendo um questionário online A “Pesquisa de Opinião e Satisfação da mobilidade ativa de Colombo-PR” pode ser acessada pelo link https://forms.gle/2Qq8zSZm6CUYbTDr5 ou pela página do PMU no site da Prefeitura de Colombo. (bit.ly/mobilidadecolombo).

2ª Oficina Comunitária

Data: 17/08/2022 (quarta-feira)