+DestaquesEm destaque hoje

Programa de Combate à Dengue mantém vigilância em Colombo

Bairros com históricos de infestação com a presença do mosquito foram priorizados neste período que é considerado crítico para a proliferação

As equipes da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, não dá trégua no combate aos focos do Mosquito Aedes aegypti e o programa da dengue no município de Colombo conta com ações realizadas diariamente pelos agentes de endemias.

Inserida na direção de Vigilância e Promoção à Saúde da Secretaria de Saúde do Município, a Vigilância Ambiental está estruturada com sua coordenação e dois núcleos que organizam os trabalhos dos 24 agentes de endemias que realizam vistorias em residências, comércios, terrenos baldios, entre outros e são realizados três ciclos de vistorias durante o ano em todos os bairros do município.

Desde o início do ano, já foram realizadas vistorias nos bairros Guaraituba, Rincão, Atuba, Quitandinha, Rio Verde, Maracanã e Jardim Arapongas. Estas localidades foram priorizadas pelo histórico da presença de mosquitos já identificados em ciclos anteriores e devido ao período propício para o desenvolvimento do mosquito. Com exceção do Jardim Arapongas, em todos os demais bairros visitados foram encontrados focos do mosquito Aedes aegypti e os cuidados devem ser redobrados. São realizadas também, vistorias em pontos estratégicos a cada 15 dias pelo programa e estes pontos incluem cemitérios, borracharias, recicladoras, entre outros. São locais do município que possuem maior risco do desenvolvimento do vetor. Hoje são 34 pontos estratégicos cadastrados no município. São realizadas também pesquisas vetoriais em áreas e imóveis de interesse Ambiental a fim de prever as ações de combate à dengue.

O índice de infestação predial do município para o primeiro ciclo de 2021, até o momento é de 0,68, devendo ficar abaixo de 1 para que o município não seja considerado infestado e conforme prevê meta específica do Plano Municipal de Saúde.

Vale ressaltar a população que os agentes de endemias realizam vistorias em todo o município durante todos os meses do ano. Sempre estão uniformizados, portando os crachás de identificação e com o supervisor de campo. O morador pode entrar em contato com o setor de Vigilância Ambiental para realizar denúncias, solicitações, tirar dúvidas e obter informações sobre a área do município em que estão sendo realizadas as vistorias do programa da dengue través dos telefones 3666-6846 e 3663-3321.