Proteger os animais é nosso dever!

As espécies mais vistas no Parque Municipal da Uva são as capivaras, cães comunitários, esquilos, lagartos, cobras não peçonhentas, pica-pau do campo, pica-pau da cabeça vermelha, tucanos, entre outras espécies

Nos últimos tempos, temos visto com mais frequência animais silvestres passeando pelos nossos parques. As capivaras e seus filhotinhos, por exemplo, são observadas, diariamente, pelos visitantes e frequentadores do Parque Municipal da Uva.

Para manter as pessoas e os animais em segurança, a Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Meio Ambiente orienta para os cuidados ao encontrar um destes animais. As espécies mais vistas no parque são as capivaras, cães comunitários, esquilos, lagartos, cobras não peçonhentas, pica-pau do campo, pica-pau da cabeça vermelha, tucanos, entre outras espécies.

Quando sentem-se ameaçadas, os bichinhos tornam-se selvagens e sua mordida pode causar ferimentos sérios. Por isso, separamos algumas dicas importantes e curiosidades e como podemos cuidar para vivermos em harmonia com os animais:

Não toque;
Não corra atrás;
Não alimente-os;
Não tire do seu habitat natural.

Mas eu não posso tirar fotos?
Pode, sim! Mas é necessário manter uma distância segura.

Apesar de parecer inofensivo, quando alimentamos estes animais – eles acabam se aproximando das pessoas e se distanciando do seu habitat, ou seja, o local em que a espécie vive e desenvolve-se. Diante disso, podem surgir problemas nutricionais, desinteresse em buscar comida por conta própria, tornando-as dependentes dos seres humanos, além de aumentar o risco de acidentes nos meios urbanos.

Então, caso encontre algum animal fora do seu habitat natural ou sendo mal tratado, entre em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Serviços:
Secretaria de Meio Ambiente