+DestaquesEm destaque hoje

Rio Palmital terá quatro novas bacias de contenção em Colombo

Técnicos da Prefeitura e do Instituto de Água e Terra debatem a compatibilização de projetos para implantação das obras

No encontro foram apresentadas necessidades de adequação dos projetos tanto da Prefeitura quanto do IAT para viabilizar as bacias de contenção no Rio Palmital

Na manhã desta quinta-feira (18) liderada pelo secretário do Meio Ambiente José Vicente de Lima, uma equipe de profissionais da Secretaria de Obras e Viação e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação se reuniram com técnicos do Instituto de Água e Terra do Paraná – IAT para tratar dos projetos em execução e previstos para implantação nas margens do Rio Palmital, além de discutir a compatibilização e adequação de projetos.

Na oportunidade, o Arquiteto da Prefeitura, Leonardo Wolff apresentou as obras dos trechos dois e três que estão em andamento no Parque Linear do Palmital e o projeto do trecho 1, onde o IAT tem projeto para construção de uma bacia de contenção de cheias. “O Instituto Água e Terra, tem um projeto de excussão de quatro bacias de contenção de cheias no Rio Palmital. Dentre essas, uma delas, está dentro do Parque Linear do Palmital. Já temos licitado no momento o trecho 03 e o 02 que estão em obras e vamos licitar na sequência o trecho 1, que foi licitado o ano passado, mas, há algumas incoerências no projeto e a licitação deve ser cancelada. Estamos revisando o plano para fazer uma compatibilização entre o projeto de contenção de cheias do IAT e do bolsão 01 no Parque.” Disse o Engenheiro.

Junto ao Parque Linear do Palmital está a realização de uma obra para contenção de alagamentos que se será realizada em paralelo pelo Instituto Água e Terra

As demais Bacias serão construídas nas margens do rio entre o Guaraituba e o Jardim das Graças. Para o Secretário José Vicente, estas obras que vêm sendo discutidas há muitos anos, vão resolver as enchentes e alagamentos. “Foram feitos alguns projetos pelo IAT que não estavam em sincronia com os projetos da Prefeitura. Por isso, a necessidade desta reunião. Existem os recursos e algumas liberações já venceram. Então, vamos contar com a união das equipes nas secretarias envolvidas e também com o Instituto de Água e Terra.”.  Disse o Secretário, que lembrou a necessidade de ligar o Jardim Aurora ao Jardim das Graças e que, uma das lagoas de contenção está justamente no traçado da rua que vai ser construída. “É um compromisso da gestão do prefeito Helder Lazarotto realizar as obras e ligar estes dois bairros. É uma obra muito importante e vamos realizá-la. Por isso, aproveitamos para pedir essa permissão para passar com esta obra por dentro da lagoa. Nós do poder público temos que pensar em tudo. Neste caso, não só na lagoa, mas também em projetar a cidade para o futuro e para as pessoas”, concluiu o secretário.

Representaram o Instituto Água e Terra, o gerente de Saneamento Carlos Alberto Galeranni, o diretor de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos José Luiz Selocaro e o Engenheiro Civil Roberto Machado. Já pela Prefeitura, além do Secretário José Vicente de Lima e Willian Zanini Diretor Executivo da Secretaria do Meio Ambiente, o Secretário de Urbanismo Rodrigo Oliveira Muller, o Coordenador de controle Urbanístico Claudio Caldeira Gonçalves Júnior e o Coordenador de Programas Habitacionais André Lucas Feliciano Ferreira   e a engenheira Jhovana Michely Mariano da Secretaria de Obras.

Fotos: Daiana Nodari/PMC