Saúde realizará Coleta de Preventivo e Solicitações de Mamografias, neste sábado (20)

O exame de mamografia deve ser feito a cada dois anos, exceto quando há casos de câncer na família, já o preventivo pode ser realizado anualmente

Acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde e da Mulher a – Campanha de Coleta de Preventivo e Solicitações de Mamografia – neste sábado, dia 20, das 8h às 12h.

Vale ressaltar, que devido aos preparativos para inauguração, excepcionalmente, neste dia, não haverá atendimento na UBS Guaraituba.

A ação será voltada às mulheres até 65 anos para a realização da Coleta de Preventivo e para aquelas com 50 a 69 anos ou conforme avaliação do profissional para a solicitação de Mamografia. Além da importância de manter os exames em dia, a iniciativa visa incentivar os cuidados com a saúde.

Diante disso, a Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria Municipal de Saúde convoca as mulheres a participarem do mutirão de exames. “Convidamos as mulheres colombenses para participarem desta ação. É importante que seja feita a mamografia a cada dois anos, exceto quando há casos de câncer na família e o preventivo pode ser realizado anualmente”, explica a secretária da pasta, Marilda Zanoni.

Vacinação
Durante a ação também haverá vacinação para a população. Serão aplicadas a vacina da gripe (população acima 6 meses) – Vacina contra Covid, Bivalente (acima de 18 anos) e a atualização do calendário vacinal.