Secretaria de Administração se reúne com CELEPAR para tratar do Programa Colombo MAIS Fácil

Na última semana o secretário Municipal de Administração, Ademir Garcia, acompanhado dos diretores, Vitor Benin e Henrique Santos, visitaram a CELEPAR para tratar de implantação de soluções tecnológicas que agilizarão o atendimento à população da cidade.

“Buscamos soluções que facilitem o dia a dia de nossa população no acesso a serviços mantidos pela prefeitura, nesse sentido este encontro com a Celepar é de extrema importância”, afirmou o secretário Ademir Garcia.

“Nossa reunião com a Celepar foi de grande valia no sentido de somar ao projeto Colombo + Fácil. A CELEPAR será uma grande parceira do município para o alcance desse objetivo”, disse Henrique Santos.

Colombo MAIS Fácil

Colombo MAIS Fácil é uma nova ferramenta digital, criada em 2021 pela Secretaria Municipal de Administração, para modernizar o atendimento ao público e acelerar trâmites que antes demoravam dias por conta da burocracia.
Segundo o prefeito Helder Lazarotto, os profissionais da Prefeitura estão há meses empenhados no projeto para facilitar a vida dos munícipes e tornar a cidade de Colombo cada vez mais inteligente. “Seguindo a tendência de desburocratizar para fomentar a economia local, vários serviços que englobam todas as Secretarias Municipais, estarão a poucos cliques da população”.

De acordo com o secretário Municipal de Administração e responsável pelo projeto, Ademir Garcia, vários serviços que são disponibilizados pela Prefeitura, poderão ser acessados e solicitados por meios digitais pelo contribuinte sem a necessidade de deslocamento até os setores responsáveis, como abertura de protocolos, verificação de andamento de processos, impressão de IPTU, entre outros. “Colombo não será apenas uma cidade inteligente, mas também, uma cidade sustentável, já que a emissão de documentos em papéis não será necessária e faremos isso utilizando as soluções tecnológicas”, destacou.

Ainda segundo o secretário, os processos deixarão de tramitar em meio físico, de forma gradual. “Os processos físicos que tramitam atualmente, bem como os que constam em arquivo municipal serão digitalizados e armazenados em meio eletrônico. Também todos os processos que envolvem a Prefeitura Municipal agora são totalmente digitais, o que trará mais transparência e agilidade à gestão. Com estas ações, somadas à criação da Lei de Temporalidade de Documentos, reduziremos o espaço físico destinado para o armazenamento dos processos pertinentes ao município”.

Economia

A implantação do serviço também irá gerar economia aos cofres públicos com a redução dos gastos de papel e materiais utilizados para impressão. “Com base nos gastos mensais desses produtos, o Município economizará em média 4,5 milhões de reais em quatro anos, valor este que será investido em melhorias para a população”, completou o Secretário.