Uncategorized

Semana de Conscientização e Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Durante a Semana serão abordados os principais temas que envolvem a defesa dos direitos das crianças e adolescentes, além de deveres dos pais e responsáveis em manter seus filhos em um ambiente saudável e seguro.

Nesta terça-feira (18) de maio é considerado o dia nacional de combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, com a intenção de mobilizar e convocar os munícipes de Colombo a participar dessa luta, proteger nossas crianças e adolescentes e reafirmar a importância de denunciar e responsabilizar os autores da violência sexual contra a população infanto-juvenil, a secretaria municipal de assistência social , através do departamento de proteção social especial, preparou um cronograma para essa semana, um material para divulgação nas redes sociais, facebook e instagram da prefeitura, com o grande alcance das redes sociais em variadas faixas etárias, a expectativa é ampliar o acesso as informações e fornecer dicas que facilitem a prevenção.

Confira a programação e os temas que serão abordados nas redes sociais:

• 17/05: Conheça os direitos da criança;
  • 18/05: Sentimentos mais comuns;
  • 19/05: Faça bonito e proteja as crianças;
  • 20/05: Proteja seus filhos;
  • 21/05: Como perceber sinais de alerta;
  • 22/05: Como agir com uma criança quando ela conta que foi vítima de violência.

Toda criança tem direito de:

• brincar;
  • se alimentar;
  • ser respeitada;
  • estudar;
  • de um ambiente seguro para viver e crescer.

Qualquer criança tem direito de estar livre de qualquer agressão física ou psicológica, abusos, negligência, descriminação seja por raça, sexo, lingua, país de origem, religião, classe social. Todas devem ter seus direitos respeitados e assegurados. As crianças são o nosso futuro, é dever de todos mantê-los protegidos.

Você sabe a quem recorrer se souber de algum caso que desrespeite os direitos básicos da criança?

A denúncia pode ser feita pelo Disque 100, esse serviço é disponibilizado pelo Governo Federal, com funcionamento  24 horas. Você também pode denunciar nas Escolas, Unidades de Saúde e nas Delegacias por meio do boletim de ocorrência.

A Prefeitura dispõe O Centro de Referência Especializado de Ação Social (CREAS) para denúncias, por meio do telefone 3606-3506. E Conselho Tutelar do município mediante o telefone 3666-5058.