+DestaquesEm destaque hoje

SEMED promove roda de conversa com profissionais da educação especial, infantil e fundamental

A Secretaria da Educação realizou na manhã desta quinta-feira (18), uma roda de conversa com profissionais da Educação Especial do município. O evento foi organizado pela SEMED, teve como objetivo tratar de assuntos que englobam não apenas os atendimentos aos alunos em sala de aula, mas também a assessoria pedagógica, às didáticas e acompanhamento psicopedagógico, que se estendem para fora da sala de aula e auxiliam no processo de aprendizagem dos estudantes.

Estiveram presentes o vice-prefeito e secretário da SEMED, Professor Alcione, a diretora executiva da SEMED, Luciana Dala Valle, a coordenadora da Coordenação de Avaliação Educacional (CAEC), Maria Cristina Vidolin e equipe do CAEC Maracanã, Sede e CAEDAV e equipe da educação infantil e fundamental.

A abertura do evento foi realizada pela diretora, que destaca trabalhos como um momento marcante e abençoado por Deus. “Estamos avançando em sonhos e planos antes colocados na gaveta ou deixados para depois, estou muito feliz em ver vocês assim, dispostas em aprender e dividir experiências em prol da educação das crianças da nossa cidade”.

O secretário iniciou sua fala dizendo para as educadoras o que elas acreditam sobre a educação. “A educação é uma circunferência, exatamente como essa roda de conversa, uma forma perfeita, que eu sou apaixonado, já que sou professor de matemática. O círculo nos faz ver todos os lados e eu sei que vocês colocarão em prática, aproveitando o tempo e o agora, fazendo um excelente trabalho com os estudantes e as famílias colombenses”.

Para a coordenadora do CAEC, a roda de conversa é um avanço para os trabalhos na educação especial, infantil e fundamental, para troca de saberes e experiências. “Era necessário este tempo, para conversar sobre as adaptações curriculares, como acolher um estudante que tem uma necessidade educativa especial, compartilhamos didática e metodologias, vivências na prática válidas para que possamos juntas crescer e oferecer o melhor as nossas crianças e adolescentes na rede municipal de ensino”.

18 de fevereiro – Dia Mundial do Autismo

Em uma data marcante como o dia em que se comemora o “Dia Mundial do Autismo”, a roda de conversa para os profissionais da educação foi um marco histórico. Principalmente por ser realizado em um dia que visa conscientizar os profissionais a olharem com empatia às crianças e adolescentes que são portadoras do transtorno do espectro autista (TEA), acolhendo as famílias que necessitam de amparo e informações para atender seus pequenos.

Segundo a coordenadora Maria Cristina Vidolin, o planejamento e programação do ano letivo de 2021 se inicia com um mapeamento das informações sobre quem são as crianças com autismo e em quais escolas elas estão e o que necessitam. Para isso será utilizado um aplicativo para levantar dados sobre estes estudantes e o CAEC dará suporte às famílias através do acolhimento e atendimento das mesmas, dividindo informações e conhecimentos.

A coordenadora ainda relatou que tem uma programação após o mapeamento de informações, que consistirá em atender as famílias de crianças portadoras do transtorno de espectro autista (TEA), dividindo ações e conteúdos por vídeo sobre linguagem e comportamento como temas iniciais das primeiras conversas.