SEMED realiza reunião com diretores da rede municipal de ensino e eleição dos membros do Conselho Municipal de Educação

Na segunda-feira (24), a Secretaria Municipal de Educação realizou uma reunião com os diretores da rede municipal de ensino. O encontro aconteceu no Centro Municipal de Educação Infantil Maria Magdalena Chiquim Pavin, no Guaraituba.

No período da manhã, o núcleo pedagógico do Ensino Fundamental tratou com os gestores das escolas municipais sobre a Prova Paraná +. Essa ferramenta tem por objetivo coletar informações sobre as habilidades e as dificuldades de cada aluno.

Além disso, foram abordados avisos gerais sobre o primeiro bimestre do segundo semestre de 2022 e as ações a serem desenvolvidas no último bimestre do ano letivo.

Eleição Conselho Municipal de Educação

No período da tarde, também participaram da reunião os gestores dos Centros Municipais de Educação Infantil.

Nesta ocasião, foi realizada a eleição do Conselho Municipal de Educação em concordância com as leis n°1262/2012, que teve alteração em 1° de abril de 2022.

O Conselho Municipal de Educação objetiva aperfeiçoar o processo democrático de gestão educacional, órgão de caráter consultivo e fiscalizador.

O decreto nº86/2022 de implementação do Conselho Municipal de Educação publicado dispõe que para criação é necessário os seguintes componentes:

• cinco eleitos pelo Executivo Municipal via Secretaria de Educação, desde que contenham três membros de nível técnico em Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial e dois membros de livre nomeação;
  • APMC – Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública de Colombo: um titular e um suplente;
  • Diretores: um titular e um suplente;
  • Professores: um titular e um suplente;
  • Técnicos Administrativos Educacionais: um titular e um suplente;
  • Pais ou responsáveis de alunos: um titular e um suplente;
  • Rede Estadual de Ensino: um titular e um suplente;
    Conselho Municipal da Criança e do Adolescente: dois conselheiros tutelares.

Na etapa desta segunda-feira (24), foram nomeados: Luciane Dala Valle Correia de Freitas. Secretaria Municipal de Educação, atuando como presidente; Arildo Cardoso da Silva, Secretaria Municipal de Educação, atuando como membro; Marcelo Viana de Castilhos, Secretaria Municipal de Educação, atuando como membro, Marcelo Vidolin, Secretaria Municipal de Educação, atuando como membro: Wiliam José Arcie, Secretaria Municipal de Educação, atuando como membro.

A reunião foi presidida pelo diretor da Secretaria de Educação, Wiliam José Arcie, que apresentou as informações sobre a eleição, candidaturas, inscrições e funções do Conselho Municipal de Educação.

Nesta fase, foi realizada a eleição dos membros que são diretores nas escolas e CMEI’s, sendo eleito um titular e um suplente. Cada candidato antes da votação, pode falar por um minuto, contando com 86 diretores aptos para votar e 7 candidatos. A eleição foi feita manualmente e conferida presencialmente por todos os presentes.