Serviço de Inspeção Municipal garante qualidade dos alimentos de origem animal

Vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, o Serviço de Inspeção Municipal torna-se obrigatório a prévia inspeção – industrial e sanitária, em todo o território municipal, dos produtos de origem animal

O selo de Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (SIM/POA) é um carimbo de qualidade da fabricação dos alimentos da Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento visa direcionar quem produz e fomentar a economia local. “Além de possibilitar a produção adequada e garantir produtos de qualidade e seguros para os consumidores”, enfatiza o secretário da pasta, Jerônimo Strapasson.

A iniciativa também promove a manutenção e a preservação da qualidade higiênico-sanitária e tecnológica na obtenção, elaboração, manipulação, envase, distribuição, transporte e conservação, possibilitando aos consumidores acesso a produtos com maior segurança e qualidade, que poderá ser identificado através da chancela, ou carimbo do SIM/POA de Colombo.

Enquanto isso, o produtor rural, empreendedor – além de ser reconhecido – recebe orientações sobre a produção e a habitual fiscalização em relação à higiene e boas práticas na produção de produtos. “Aquele produtor ou empresário que se enquadra dentro dos parâmetros estabelecidos na legislação recebe um número de registro que será utilizado em seus produtos. A intenção é informar sobre a importância, segurança alimentar e valorização dos produtos ao deixarem de ser comercializados clandestinamente, além de agregar valor ao produtos”, explica o secretário.

Sobre a Lei

O serviço de Inspeção Municipal – SIM/POA do Município de Colombo foi criado em 2013, em 2015 houve uma readequação da legislação passando a vigorar então a Lei 1370/2015. Sua regulamentação veio logo na sequência com o Decreto 34/2016, juntamente com as normativas complementares.

Os fiscais do SIM/POA atuam junto às empresas, costumamos dizer que na parte de trás do balcão, na produção, no beneficiamento de qualquer produto de origem animal sejam eles: cárneos, embutidos, nas empresas distribuidoras – entrepostos, no autosserviço de produtos em bandeja pronto para o consumidor como queijos e presuntos, nas empresas/estabelecimentos ligados ao beneficiamento de mel, pescado, ovos e leite.

Benefícios ao consumidor

Consumir produtos com registro no serviço de inspeção é a garantia de um produto com qualidade, procedência, com um padrão de produção, que seguem regras e normas e que são seguros para o consumo.

Atualmente, o município possui 13 empresas já cadastradas e com registro dos produtos comercializados. Estamos falando aqui de empresas de pescado, de autosserviço, de entreposto de carnes e fábrica de embutidos.

Saiba como obter a regularização

O primeiro passo para a regularização é realizar preenchimento do requerimento de registro de estabelecimento disponível no site da prefeitura na aba da Secretaria de Agricultura e Abastecimento anexando toda a documentação solicitada no check-list. Os documentos e estabelecimento serão verificados e atendendo as normativas a empresa recebe o número do registro no SIM/POA.

Serviço:

Contato: 41 3656-2490 – fiscais do SIM/POA ou pelo e-mail simpoa.colombo@gmail.com
Endereço: Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento – Rua Pedro Pavin, 1022 – Centro