+DestaquesCOVID-19

Colombo recebe maior lote de vacinas desde o início da campanha

As 5.500 vão permitir avançar na aplicação de primeiras doses em idosos de 70 a 74 anos e ainda vacinar outros quase 500 profissionais de saúde

​Desde o início da campanha de vacinação, a Secretaria Municipal da Saúde aplicou 7.763 das 10.507 doses de imunizantes que chegaram em Colombo, divididas em nove lotes. Nesta terça-feira (23), o prefeito Helder Lazarotto e a secretária Municipal de Saúde, Marilda Gimenes Zanonni recepcionaram na Vigilância Epidemiológica a chegada de mais 5.500 doses. Com isso será possível concluir a vacinação da faixa etária entre 75 a 79 anos e ainda vacinar 65% do público de 70 a 74 anos. Vai ser o maior salto dado até hoje em direção ao objetivo de vacinar os públicos prioritários preconizados dentro do Plano Municipal de Vacinação.

​O prefeito destacou os esforços que o município realiza no enfrentamento a Covid-19. “Quero agradecer o empenho da nossa equipe da Secretaria da Saúde. Com esse carregamento vamos proteger uma parcela considerável dos idosos dos profissionais da saúde. Mas sempre relembramos, mesmo com a vacina, os cuidados com distanciamento social e o uso de máscara e álcool em gel devem continuar. Só assim vamos diminuir o número de infectados”.

​Cadastro dos idosos

O agendamento e a aplicação das vacinas estão sendo feitos em 25 Unidades de Saúde. Segundo a secretária Municipal da Saúde, com a chegada deste novo lote, os esforços da equipe da Vigilância Epidemiológica estarão concentrados na distribuição das doses recebidas aos locais de vacinação. “Com a vacinação nesta nova faixa etária de 70 a 74 anos, vale lembrar, que nossas Unidades entrarão em contato por telefone com os idosos cadastrados no cartão SUS. Aqueles que mudaram de número e ainda não atualizaram seus cadastros, devem procurar a Unidade do seu bairro e atualizar as informações”, disse Marilda,

Profissionais da rede privada de saúde

Outro público que aguarda a chegada de mais doses é o grupo dos profissionais de saúde que trabalham na rede privada e não foram contemplados anteriormente. Destaque-se que estes profissionais já fizeram cadastramento prévio, devendo aguardar mais informações da Secretaria da Saúde sobre local e data para receber a vacina. Para este grupo, na chegada para vacinar é necessário que profissional comprove as informações de vínculos empregatício informado em sua inscrição no site da Prefeitura de Colombo.

Foto: Daiana Nodari/PMC