Prefeito entregou para a população o maior programa de videomonitoramento de Colombo com quase mil câmeras inteligentes de segurança, com tecnologia de biometria facial e integração de diversos serviços públicos; o que vai permitir o monitoramento de ocorrências em tempo real, em diversos pontos estratégicos
A Prefeitura Municipal lançou o Programa Colombo Mais Protegida e Conectada, na manhã desta terça-feira, 27, na base da Guarda Municipal. O maior sistema de monitoramento por câmeras e outras tecnologias integradas, representa mais um marco importante para a segurança pública da cidade.
Na ocasião, secretário de Estado de Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, participou da cerimônia, juntamente com as autoridades municipais e estaduais.
Ao total, são quase mil câmeras espalhadas em diversos pontos estratégicos e acessos de Internet gratuitos para a população, com o intuito de cuidar das pessoas e da cidade com o uso da tecnologia.
O projeto inovador, permitirá a integração de vários órgãos do serviço público para oferecer mais agilidade no atendimento ao cidadão. “A partir de agora temos uma Colombo mais segura. O sistema é integrado às bases de dados estaduais e federais, o que aumenta a assertividade e efetividade do trabalho das forças de segurança, principalmente, no controle de entradas e saídas do município”, disse o prefeito, Helder Lazarotto.
Os monitores, da central de monitoramento, serão os olhos virtuais da Prefeitura, voltados à segurança da população, trânsito e dos equipamentos públicos, em tempo real.
“Com a criação de uma rede de vigilância abrangente, utilizando tecnologia de ponta para monitorar áreas públicas do município, espera-se reduzir os índices de criminalidade e proporcionar uma cidade mais segura e tranquila para todos os colombenses”, explica o prefeito.
A implementação do sistema de monitoramento 24h, coordenado pela Secretaria de Governo em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação, tem como objetivo aumentar a segurança e a conectividade na cidade.
“Vamos entregar à população um novo sistema que vai possibilitar a geração de informações importantes e estratégicas para que sejam tomadas decisões ágeis e precisas em situações emergenciais”, ressaltou o secretário da pasta, Ademir Garcia.