Alunos cegos de Colombo foram o primeiros do Estado a receber óculos de inteligência artificial

Os dispositivos de inteligência artificial OrCam MyEye 2.0 visam assegurar inclusão aos meninos e meninas, assim como autonomia no aprendizado

Para apoiar alunos com deficiência visual da rede de ensino de Colombo, o Prefeito de Colombo, acompanhado do vice-prefeito e secretário de Educação, Professor Acione entregou aos dois estudantes óculos de inteligência artificial OrCam MyEye 2.0.

Entre eles o Vinícius do Couto de Jesus Ferreira, educando da Escola Municipal Heitor Villa Lobos, além do estudante do Centro de Atendimento Especializado dos Deficientes Visuais – CAEDAV e também do Colégio Estadual Guaraituba.

“Queremos agradecer ao governador Ratinho Carlos Massa Ratinho Júnior pelo olhar especial aos nossos alunos. Os óculos vão proporcionar mais independência, autonomia, respeito e inclusão para nossos estudantes com deficiência visual.”, explica o prefeito.

Os dispositivos, que foram adquiridos pelo Governo do Estado, foram desenvolvidos e fabricados em Israel, a tecnologia, que usa áudio para transmitir informações a usuários com deficiência visual, promete transformar a experiência de aprendizado para estudantes com cegueira total nas escolas.

Acoplado à haste de óculos comuns, o equipamento conta com câmera inteligente, capaz de ler para o usuário textos de qualquer superfície, reconhecer produtos, cores, cédulas de dinheiro (dólar e real), identificar rostos e outros objetos.

“Os óculos vão proporcionar mais inclusão para os nossos estudantes, além da autonomia no aprendizado. A nova ferramenta vai auxiliar os estudantes, sem substituir os métodos de ensino já adotados”, ressalta o Professor Alcione.