Dengue: Prefeitura realiza bloqueio químico no bairro Liberdade, nesta sexta, 26

A pulverização com o auxílio da bomba costal visa evitar a proliferação da dengue

Acontece nesta sexta-feira, 26, o trabalho de pulverização de inseticida, com o auxílio da bomba costal, para evitar a proliferação da dengue, no bairro Liberdade.

A ação promovida pela Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Saúde, será realizada nos locais com maior circulação do mosquito Aedes aegypti, após análise de notificações de casos.

Horários:

As aplicações acontecerão das 06h às 09h devido aos hábitos do mosquito, inicialmente no bairro Liberdade, e se estenderá a outros bairros que já tiveram a confirmação de casos contraídos em Colombo.

A população deverá manter portas e janelas das residências abertas, facilitando a dispersão do inseticida e garantindo maior eficácia no combate aos mosquitos adultos. Lembrando que esta aplicação só eliminará os mosquitos adultos! As ações de prevenção devem ser continuamente realizadas.

Vale ressaltar, que os moradores devem autorizar a entrada do agente da vigilância ambiental para vistoriar as residências.

“Os agentes de endemias da Vigilância Ambiental, devidamente treinados e com os devidos equipamentos de segurança individual e coletivos, iniciam as ações de bloqueio químico no Liberdade e seguem para outros bairros. O objetivo é impedir a proliferação do mosquito, principalmente em locais com altos registros de focos”, explica a secretária de Saúde, Marilda Zanoni.

A medida integra os trabalhos de intensificação ostensiva contra a dengue, seguindo as normas do Ministério da Saúde. “Já os produtos são fornecidos pelo MS, através da 2ª Regional de Saúde Metropolitana, tendo o seu uso restrito, e não está disponível para venda à população”, orienta Marilda.

“A pulverização de inseticida pode bloquear a transmissão da doença, mas é necessário que as pessoas parem de acumular possíveis criadouros como latinhas, potes, garrafas e qualquer outro recipiente que acumule água. Pedimos a conscientização da população”, enfatiza a secretária.