Hortaliças no inverno: produtores de Colombo cultivam os alimentos na estação das geadas

Colombo está entre os maiores produtores de hortaliças da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), a plantação ocupa 1.831 hectares do município – de acordo com o Censo Agropecuário vinculado ao IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)

As hortaliças folhosas como: alface, rúcula, agrião, escarola, couve manteiga, espinafre e acelga são as mais produzidas no município, mesmo durante a estação mais gelada do ano.

“Existem algumas hortaliças mais resistentes à geadas, devido à adaptação ao clima da região e ao melhoramento das espécies escolhidas para o plantio. Em Colombo há um grande número de produtores que realizam o plantio protegido ou seja em estufas ou coberturas em arco, reduzindo o risco de perdas por congelamento da produção”, explica o secretário de Agricultura e Abastecimento, Jeronimo Strapasson.

No inverno, a incidência de pragas é menor, em consequência da baixa umidade e pelo fato de não termos tantas chuvas como na época de verão. Além disso, na estação mais fria opta-se por outras espécies de vegetais como a beterraba, rabanete, cenoura e abóbora. Esta opção de plantio se deve ao período de entre safra que acontece de maio a outubro.

Para auxiliar o produtor no preparo do solo para o plantio, independente da época do ano, a Prefeitura de Colombo conta com o Programa Patrulha Agrícola – coordenado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

Consumo saudável

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de hortaliças de, no mínimo, 400 gramas por pessoa, por dia. Porém, apenas um terço dessa quantidade, recomendada pela entidade, é consumida, ou seja, 62,7% dos brasileiros não seguem a recomendação. A Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento também incentiva o consumo de hortaliças através de programas como o EcoTroca, independente da época do ano, pode-se consumir hortaliças de qualidade.