Mais agilidade e economia: Para desburocratizar, Prefeitura implantará Programa Colombo + Fácil

Para acelerar o atendimento ao cidadão e eliminar o uso de papel, Programa será implantado em cinco fases e irá gerar economia de aproximadamente R$ 4,5 milhões aos cofres públicos.

Como parte das ações que marcam os 100 primeiros dias da nova gestão municipal, o prefeito Helder Lazarotto, anunciou na tarde desta segunda-feira (12), o lançamento do Programa Colombo + Fácil. A nova ferramenta digital chega para modernizar o atendimento ao público e acelerar tramites que antes demoravam dias por conta da burocracia.

O Programa proporcionará mais agilidade nos serviços oferecidos pela Prefeitura. É eficiência, transparência, economia, além da sustentabilidade, já que evitará a utilização de papel com a geração de documentos eletrônicos.

Segundo o prefeito Helder Lazarotto, os profissionais da Prefeitura estão há meses empenhados no projeto para facilitar a vida dos munícipes e tornar a cidade de Colombo cada vez mais inteligente. “Seguindo a tendência de desburocratizar para fomentar a economia local, vários serviços que englobam todas as Secretarias Municipais, estarão a poucos cliques da população”.

De acordo com o secretário Municipal de Administração e responsável pelo projeto, Ademir Garcia, vários serviços que são disponibilizados pela Prefeitura, poderão ser acessados e solicitados por meios digitais pelo contribuinte sem a necessidade de deslocamento até os setores responsáveis, como abertura de protocolos, verificação de andamento de processos, impressão de IPTU, entre outros. “Colombo não será apenas uma cidade inteligente, mas também, uma cidade sustentável, já que a emissão de documentos em papéis não será necessária e faremos isso utilizando as soluções tecnológicas”, destacou.

Ainda segundo o secretário, os processos deixarão de tramitar em meio físico, de forma gradual. “Os processos físicos que tramitam atualmente, bem como os que constam em arquivo municipal serão digitalizados e armazenados em meio eletrônico. Também todos os processos que envolvem a Prefeitura Municipal passarão a ser totalmente digitais, o que trará mais transparência e agilidade à gestão. Com estas ações, somadas a criação da Lei de Temporalidade de Documentos, reduziremos o espaço físico destinado para o armazenamento dos processos pertinentes ao município”.

Economia

A implantação do serviço também irá gerar economia aos cofres públicos com a redução dos gastos de papel e materiais utilizados para impressão. “Com base nos gastos mensais desses produtos, o Município economizará em média 4,5 milhões em quatro anos, valor este que será investido em melhorias para a população”, falou o secretário.

5 fases do Colombo + Fácil

O Colombo + Fácil é um programa digital criado pela Prefeitura de Colombo que possibilitará que a prestação de serviços públicos se torne eficiente e de fácil acesso à população. A implantação será gradativa.

Na primeira fase 100% dos processos abertos internamente passarão a ter tramitação exclusivamente digital. Será disponibilizado também serviços via aplicativo que tramitarão totalmente por meio digital.

Na segunda fase, haverá a digitalização dos processos físicos, inclusive os arquivados e 50% dos processos abertos pela população via departamento de protocolo tramitarão digitalmente.

No terceiro momento, a abertura de processos pelo público será via aplicativo e ou web em cerca de 60% dos serviços. A novidade desta etapa será a instalação de totens em locais estratégicos para atender cerca de 50% da população.

Na quarta etapa, 90% dos serviços já estarão disponíveis online. Também haverá a ampliação da instalação de totens, que passará a atender 75% da população.

E na fase final, 100% dos serviços já estarão disponíveis e a implantação dos totens atingirão 100% dos munícipes.

Fotos: Daiana Nodari/PMC