Noite do Fiò marca as comemorações dos 145 anos da Imigração Italiana em Colombo

Dois importantes eventos que serão realizados pela Prefeitura de Colombo, marcarão as comemorações do 145º aniversário da chegada dos primeiros imigrantes italianos em Colombo. A noite do “Fiò” uma sessão solene na Câmara Municipal serão o ponto alto das lembranças e homenagens aos pioneiros da nossa maior corrente imigratória.

“No mês de setembro de 2023, comemoramos os 145 Anos da Imigração Italiana em solo colombense. Durante este mês, no ano de 1878, por aqui se instalaram as primeiras 40 famílias, todas oriundas do Vêneto, formando em nossas terras a Colônia Alfredo Chaves. Pouco tempo depois, esse núcleo originou a Vila e, em 1890, o município de Colombo,” comenta o historiador diretor do Museu Municipal Cristóforo Colombo, Fábio Machioski.

Ele também faz um convite para quem desejar conhecer a história que está sendo retratada nas redes sociais do Museu. “Toda a trajetória desses pioneiros de nossa cidade está sendo lembrada por meio de posts que estão sendo publicados diariamente nas nossas redes com toda essa memória e os motivos para festejar a história do surgimento de Colombo”, completa Fábio.

No próximo dia 19 (terça-feira), às 19h30, acontece o “Fiò” para comemorar estes 145 anos. Esse tradicional sarau, contará com exposições, torneio do Jogo de Mora com os grupos folclóricos se apresentando no Pavilhão do Parque da Uva. A entrada é gratuita e toda a comunidade é convidada a participar trazendo um prato de alimento para partilha.

Já no dia 28 (sexta-feira), acontecerá na Câmara Municipal a sessão solene em homenagem para alguns descendentes diretos, netos e bisnetos, desses pioneiros da nossa cidade, considerada até hoje a maior colônia italiana do Paraná.