Prefeito encaminha Projeto Colombo Cuida Mais à Câmara

O projeto foi assinado na manhã desta sexta-feira (16) pelo prefeito Helder Lazarotto e encaminhado com caráter de urgência a Câmara

Prefeito Helder Lazarotto encaminha projeto Colombo Cuida Mais para votação na Câmara

O prefeito realizou a assinatura e encaminhamento do projeto “Colombo Cuida Mais” na manhã desta sexta(16). Estavam presentes no ato, o vice-prefeito e secretário Municipal de Educação, Professor Alcione, a secretária Municipal da Saúde, Marilda Zanoni, a secretária Municipal de Assistência Social, Elis Lazarotto e o vereador e presidente da Câmara, Vagner da Viação.

O Colombo Cuida Mais é uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social e Secretaria Municipal da Saúde, oferecendo à população atendimento psicológico, jurídico e social às pessoas que perderam familiares por Covid-19.

A medida foi proposta a fim de dar suporte às pessoas do município que estão sofrendo com estresse, desconforto e desequilíbrio emocional gerados em decorrência da pandemia.

Para o Prefeito Helder Lazarotto, o projeto auxiliará às famílias colombenses neste período difícil enfrentado por conta do Coronavírus. “Assinamos o documento e solicitamos que o projeto entre em votação o mais rápido possível, para que possamos dar suporte psicológico, jurídico e social aos cidadãos”.

Tipos de atendimentos

Projeto Colombo Cuida Mais terá cooperação das Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde

Segundo a Secretária de Assistência Social, Elis Lazarotto, o objetivo da ação é oferecer apoio imediato com atendimento humanizado e protetivo às famílias que perderam seus entes queridos devido a Covid-19. “O Projeto Colombo Cuida é dividido em três etapas, o acolhimento, o atendimento e a assistência. No primeiro momento, a pessoa irá receber nossa equipe, que está preparada para oferecer uma palavra de consolo e ouvir as principais demandas que serão encaminhadas para a rede que atuará nos atendimentos”, destacou.

O atendimento psicológico é o serviço de saúde desenvolvido para acolher as pessoas e suas diferentes formas de manifestação do sofrimento emocional, na perspectiva de possibilitar às famílias um apoio especializado para o fortalecimento dos vínculos, superação do luto e organização da vida.

A assistência social é a atenção ao suprimento das necessidades básicas por meio da concessão de benefício eventual de alimentos, e inclusão de benefícios sociais para as famílias em situação de vulnerabilidade econômica e social.

Já a assistência jurídica será oferecida na área de família, previdenciária e trabalhista para facilitar a tramitação dos processos que se fizerem necessários para as famílias, na perspectiva da garantia do direito e facilitação do acesso principalmente diminuindo as dificuldades impostas pela pandemia na modalidade trabalho remoto nos órgãos estaduais e federais.

De acordo com Elis, o projeto Colombo Cuida Mais garante a população o direito à dignidade. “Diante do sofrimento em que vivemos pela crise do coronavírus é preciso criar ações de cuidado que devolva as pessoas o sentimento de que ninguém está sozinho, assim como o apoio para amenizar o sofrimento do luto”, frisou.

Projeto

Projeto elaborado em conjunto pela Secretaria de Assistência Social e Saúde foi assinado nesta sexta-feira (16)

O desenvolvimento dos serviços na prática se inicia com o mapeamento realizado pela Vigilância Epidemiológica das famílias que tiveram perdas em decorrência da Covid-19. A partir da relação das famílias, a equipe de acolhimento faz a busca ativa, virtual ou presencial, para acolhimento e escuta das demandas apresentadas pelas famílias. As mesmas são encaminhadas para as equipes conforme a área, considerando as ofertas de atendimento:

– Demandas para atendimento psicológico serão encaminhados para a psicóloga que distribuirá para os estagiários estudantes do 9º e 10º período do curso de psicologia da Universidade Federal do Paraná – UFPR, Centro Universitário UniBrasil, Universidade Tuiuti do Paraná – UTP e Centro Universitário FAE para atendimento virtual e presencial de acordo com a necessidade e possibilidade de acesso da pessoa. Para atendimento psicológico o Instituto Federal do Paraná – IFPR, Campus Colombo disponibilizou a estrutura de laboratório de informática.

– Demandas da Assistência Social serão atendidas através do CRAS de referência da família com atendimento social, visita domiciliar (quando houver necessidade), inserção em programas/serviços de acordo com o perfil da família e encaminhamentos para os serviços da Rede de Proteção e Atenção, bem como atualização e inclusão no Cadastro Único para benefícios do governo federal;

– Demandas da Assistência Jurídica da Secretaria Assistência Social atenderá com emissão de alvará judicial para saques do FGTS e/ou dinheiro em conta bancária do falecido. A Associação das Mulheres Vendedoras Autônomas do Paraná atenderá como auxiliar nas questões jurídicas referentes às matérias previdenciárias e trabalhistas, tais como: Benefício por incapacidade da LOAS, pensão por morte, salário-maternidade e aposentadoria.

Na construção da proposta foram realizadas várias reuniões entre os departamentos da Secretaria de Assistência Social, com a contribuição de cada área do conhecimento e com divisão de competências para realização do projeto contemplando a área da psicologia, jurídica e Assistência Social. Também foram realizadas várias reuniões com a Secretaria de Saúde, com as parcerias das universidades e outros parceiros.

Além disso, ao longo das atividades do projeto, a Secretaria de Educação também auxiliará nos atendimento psicológicos, destacou o vice-prefeito e secretário de Educação, Professor Alcione. “Colocamos à disposição do projeto nossos profissionais de psicologia da Secretaria, para unir forças e prestar atendimento à população”.

Foto: Daiana Nodari/PMC