Prefeito recebe alunos de Colombo que são destaques em pesquisas científicas

As pesquisa colombense serão apresentadas em feiras de iniciação científica em nível nacional e internacional

O Prefeito Helder Lazarotto recebeu em seu gabinete os representantes do Colégio Menino Jesus. Na ocasião, foram apresentados os projetos e pesquisas desenvolvidas pela instituição.

O chefe do executivo entregou a bandeira do município aos estudantes que representarão a pesquisa colombense em feiras de iniciação científica em nível nacional e internacional.

“A Prefeitura de Colombo reconhece e valoriza os esforços do Colégio Menino Jesus em prol do desenvolvimento educacional dos estudantes locais”, disse.

Sobre o projeto

As pesquisas realizadas pelos estudantes do Colégio Menino Jesus surpreenderam pelo seu caráter científico, inovador e sustentável. Entre os projetos desenvolvidos pelas estudantes Bianca e Melissa, do 2° ano, consiste na criação de lápis de cor feitos a partir de bagaço de cana e cascas de batata, oferecendo uma solução sustentável e econômica para a falta de materiais escolares.

O segundo projeto, criado pelos estudantes Asafe e Paulo, do 1º ano, visa encontrar uma solução para a distribuição de água e nutrientes de forma segura, sustentável e de baixo custo. Eles desenvolveram cápsulas de água com nutrientes que podem ser ingeridas, eliminando a necessidade de garrafas plásticas.

Essas pesquisas do Colégio Menino Jesus já se destacaram em várias feiras científicas e são finalistas em eventos como a Feira Brasileira de Iniciação Científica (FEBIC), a Feira de Inovações das Ciências e Engenharias (Flciencias) e a Feira Mineira de Iniciação Científica (FEMIC).

Durante a reunião, os professores também convidaram o prefeito para a Simulação da Conferência das Nações Unidas, que será realizada pelos alunos do Ensino Médio e terá como tema os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esta simulação é fruto de uma parceria entre o colégio, a Escola de Gestão Pública e a Escola do Legislativo.

A reunião contou com a presença da professora Valdinéa Souza, diretora da Escola de Gestão Pública, Thiago Milani Machado e Juliane Desidério Machado, gestores do Colégio Menino Jesus, os professores Lucas Ongaro Arcie e João Pedro Galego, bem como os estudantes Asafe Gabriel Mendes, Paulo José Miranda e Bianca Luiza Mendes.