Quadros doados pela comitiva chinesa em visita à Colombo estão expostos na Casa da Cultura

Cinco quadros com pinturas da peônia chinesa vindos da cidade de Heze ganharam espaço na Casa da Cultura onde permanecerão em exposição. Cidade Irmã de Colombo Heze esteve representada por uma comitiva que vieram a Colombo como parte do protocolo internacional de cidades irmãs firmado em 2006.

No encontro com representantes de Colombo os chineses reafirmaram o compromisso de parcerias nas diversas áreas com destaque para as transações comerciais, industriais e difusão cultural.

As obras de artes expostas retratam a peônia com pinceladas finas. Heze, é a cidade natal da peônia na Província de Shandong e é conhecida como a flor de uma era próspera, simbolizando a paz e a prosperidade do país.

Cultivada há 1.500 anos, a peônia adquiriu popularidade e foi entronizada como a “rainha das flores”, inspirando artistas e colorindo os jardins dos imperadores. A maioria das espécies apresenta flores grandes, maiores que um punho cerrado. Algumas vêm com pétalas simples, outras com pétalas extremamente trabalhadas e sobrepostas. As flores duram de 7 a 20 dias, conforme a espécie e o clima.

Dar uma peônia ou tê-la plantada por perto significa proximidade com a flor dos monarcas e, portanto, com sua riqueza, prosperidade e prestígio social. A delicadeza de suas formas e perfumes remete à sensualidade feminina e à sedução. Por isso a imagem da peônia vem muitas vezes com uma inscrição ao lado “beleza nacional e fragrância celestial”.

Pular para o conteúdo