Uncategorized

Saem os lixos e entram as flores: Comunidades do Bacaetava e Limoeiro ganham novas coletoras de Lixo

​O que há bem pouco tempo representava um incômodo e riscos ambientais na região do Bacaetava que contava com apenas uma lixeira para atender aos moradores da comunidade do Limoeiro, passou a ser exemplo de como soluções ambientais construídas pela Prefeitura através da conscientização dos moradores, podem produzir em termos de resultados.

​A antiga lixeira que estava distante dos moradores do Limoeiro, colocada as margens da Rodovia das Grutas, em frente à estação da Sanepar, em tamanho insuficiente, transbordava e as sacolas espalhadas pelo chão eram disputadas por cães que cuidavam de espalhá-las. Os moradores reclamavam das dificuldades dos deslocamentos longos, do mau cheiro e dos insetos no local.

​Diante da situação, a Secretaria do Meio Ambiente elencou algumas ações que passaram a ser trabalhadas em conjunto com a Secretaria de Obras, a equipe de Educação Ambiental e outros setores da Secretaria. A instalação das Lixeiras Comunitárias mais próximas dos moradores e a conscientização ambiental das pessoas atendiam parte da solicitação dos moradores para a solução dos problemas. Outra inciativa do Secretário José Vicente de Lima, foi no sentido de ampliar a coleta que então teve a rede estendida e aumento no calendário tanto da coleta seletiva, quando a do lixo orgânico. Assim, a antiga lixeira do Bacaetava, deu lugar há um belo jardim florido, e a comunidade comemora a melhor qualidade de vida proporcionada pela Prefeitura.

​Para o Secretário José Vicente de Lima, esta é uma situação em que conseguiu comprovar que as soluções quando construídas em conjunto podem produzir bons resultados. “Estamos felizes, fizemos a nossa parte. Vamos ampliar este trabalho em vários outros pontos da cidade onde acontece a dispensação errado do lixo. Não podemos ter a ilusão que só a Prefeitura retirando o lixo o problema se resolva. Precisamos que os moradores também façam sua parte. Vamos conscientizá-los. Disse o Secretário.