Meio Ambiente e Saúde realizam ação de despoluição do Tumiri

Equipes da Vigilância Ambiental realizaram a coleta de água em 4 pontos para identificar índice de poluição do Tumiri, da nascente até o lago no Parque Municipal da Uva

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde está realizando uma ação conjunta para identificar as causas de poluição da Nascente Tumiri ou Rio das Pedras. Os trabalhos são voltados à despoluição do Tumiri e a preservação da nascente até o Lago no Parque Municipal da Uva.

Equipes da Vigilância Ambiental realizaram a coleta de água de 4 pontos da nascente até o Lago, a fim de identificar os potenciais índices de contaminação da água.
Os pontos de coleta foram:
1 – Nascente Tumiri – localizada na TV. Olho D’Água, fim da rua;
2 – Vala de escoamento da nascente – localizada ao longo da rua Pio Cavassim (ao lado da estação elevatória da Sanepar);
3 – 1° Lago (Lago do Bosque da Uva – localizado na rua Marechal Floriano Peixoto, 8771, Bosque da Uva);
4 – 2° Lago (Lago menor, do outro lado do Bosque da Uva) – localizado na rua Orlando Ceccon, 89.

Além disso, foram realizadas medidas para impedir a continuidade de despejo de esgoto na nascente e no lago, com a vistoria em residências e a notificação dos moradores que ainda não possuíam ligação direta à rede de esgoto da Sanepar.

Segundo o gestor de Núcleo de Saneamento e Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, Luiz Feliphe Matozo da Costa, no dia 15 de julho, demos início às ações de fiscalização sobre a regularidade dos descartes de efluentes dos imóveis próximos ao lago Tumiri, ao qual até a presente data foram realizadas 127 vistorias. “Das visitas realizadas identificamos 43 imóveis fechados, 51 imóveis em situação regular e 38 residências foram notificadas para regularização junto a Sanepar, tendo em vista que já existe disponibilidade de ligação dos imóveis com o sistema de esgoto da Sanepar”.

Para o secretário José Vicente de Lima, a ação visa resgatar as propriedades naturais da água, sanando todos os problemas causadores de poluição. “Estamos realizando um trabalho voltado à limpeza e também conscientização da população sobre os cuidados com o meio ambiente, para que as ações possam permanecer por longo prazo”.

As águas coletadas de acordo com o gestor, Luiz Feliphe, para análise, conforme informado pela Sanepar, as amostras analisadas precisam de um período clínico laboratorial de no mínimo 15 dias para ser apurado as respectivas qualidades para elaboração do laudo técnico.

Fotos: Daiana Nodari /PMC