As Unidades de Saúde realizam um levantamento detalhado e uma busca ativa de gestantes não vacinadas,; a ação visa identificar quem ainda não recebeu a dTpa e incentivar a adesão à vacinação
Com o intuito de cuidar da saúde das gestantes e bebês do município, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, reforçou a vacinação contra a coqueluche em Colombo. A vacina dTpa, recomendada a partir de 20 semanas de gestação, garante proteção para o recém-nascido até a conclusão de seu esquema vacinal com as vacinas Pentavalente e DTP.
Além disso, a Secretaria de Saúde implantou um novo ponto de vacinação dentro da Maternidade Alto Maracanã, oferecendo às gestantes a conveniência de receber a vacina durante a consulta de pré-natal. Essa medida visa facilitar o acesso e aumentar a cobertura vacinal, especialmente diante do aumento de casos de coqueluche no estado do Paraná, que já registrou 1.000 casos confirmados e 6 óbitos até a 43ª Semana Epidemiológica.
“As nossas Unidades de Saúde também estão fazendo um levantamento para identificar as gestantes que ainda não receberam a dTpa, além de incentivar a adesão à vacinação”, explicou a secretária da pasta, Marilda Zanoni.
A vacinação é a principal defesa contra a coqueluche, e a participação de todas as gestantes é essencial para proteger os bebês. Por isso, é necessário que todas as gestantes com mais de 20 semanas procurem as Unidades de Saúde para garantir a imunização.