Escola de Gestão Pública

2º turma do curso Inteligência Emocional

O curso foi ministrado pelo professor Rafael Parachen com o objetivo de capacitar os servidores da Assistência Social em Inteligência Emocional, visando aprimorar suas habilidades de autoconhecimento, autogerenciamento, empatia e relacionamento interpessoal, para que possam oferecer um atendimento mais humanizado, eficiente e acolhedor aos usuários do serviço, promovendo assim a melhoria da qualidade dos serviços prestados e o fortalecimento dos vínculos com a comunidade atendida.

O contexto da assistência social é extremamente desafiador emocionalmente para os profissionais que atuam na área. Afinal, os usuários do serviço apresentam uma diversidade de situações e necessidades que trazem consigo, muitas vezes, uma carga emocionalmente densa dado o contexto da população vulnerável.
Assim, desenvolver a inteligência emocional torna-se não apenas um diferencial crucial, mas uma necessidade de primeira ordem no atendimento ao público na Assistência Social. Profissionais com essa habilidade conseguem não apenas gerir suas próprias emoções, mas também entender e influenciar as emoções dos assistidos. Isso facilita a criação de um ambiente de confiança e empatia, essencial para formar vínculos de apoio e compreensão.
A capacidade de gerenciar emoções de maneira adequada melhora a comunicação, ajuda na resolução de conflitos e promove o bem-estar psicológico dos assistidos e dos profissionais. Profissionais emocionalmente inteligentes conseguem identificar e responder de maneira adequada aos sinais de estresse, ansiedade e trauma, proporcionando um suporte mais eficaz e humanizado. Ressaltou Rafael Parachen, instrutor SENAC.