A Prefeitura Municipal de Colombo através da Secretaria Municipal de Saúde promoveu nos dias 6 e 27 de junho o Workshop Assoalho Pélvico com a temática A Atuação do Enfermeiro na Incontinência Urinária Feminina. O encontro aconteceu na Unidade de Saúde da Mulher e contou com a participação de 50 enfermeiros.





Com o objetivo de capacitar enfermeiros para oferecer tratamento conservador a mulheres com incontinência urinária, a Drª Gisela Assis, Enfermeira Estomaterapeuta, Doutora em Enfermagem Responsável pelo Ambulatório de Disfunções do Assoalho Pélvico do HCUFPR e Fundadora do Instituto Fluir, explanou temáticas como:
- Fisiologia Miccional
- Classificação da Incontinência Urinária
- Fatores de Risco para Incontinência Urinária
- Avaliação da mulher com Incontinência Urinária
- Modificações Comportamentais
- Treinamento da Musculatura do Assoalho Pélvico
- Avaliação da Mulher com Incontinência Urinária
Este workshop teve o apoio da Escola de Gestão Pública que reconhece a importância de momentos formativos de prevenção na saúde da mulher. Quando o assoalho pélvico fica enfraquecido, várias condições podem surgir. Fatores como gravidez, parto, envelhecimento, obesidade e cirurgias pélvicas podem contribuir para o enfraquecimento desses músculos e a ação de um enfermeiro instruído fará toda diferença no primeiro atendimento.
Segundo Giovanna Schenatto, Enfermeira Coordenadora da Unidade de Saúde da Mulher, o Workshop sobre Assoalho Pélvico trouxe importantes reflexões a respeito de como os profissionais enfermeiros tem autonomia na prática da orientação e inserção de hábitos ou mudança deles, com foco na incontinência urinária nas mulheres, tendo como efeito uma melhor qualidade de vida para as munícipes.